SIPAT visa promover o autocuidado entre os educadores Notre Dame
27 de julho de 2026 Notícias, Portal

Congregando docentes e funcionários, evento ocorreu na sexta-feira (24)

Tendo no cuidado um princípio e, igualmente, um valor percebido por suas comunidades educativas, o Colégio Notre Dame Passo Fundo e a Escola Notre Dame Menino Jesus findaram suas respectivas Semanas Pedagógicas, na sexta-feira (24), com a realização da SIPAT. Voltado à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, bem como à promoção de reflexões sobre qualidade de vida e saúde mental, o evento foi organizado pelas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) dos educandários e da sede administrativa da Rede Notre Dame, envolvendo professores e funcionários das três instituições em uma programação abrangente.

Reunidos no Colégio Notre Dame Passo Fundo, os participantes foram, inicialmente, orientados pela fisioterapeuta, Irmã Margarete Cerutti, à realização de exercícios de alongamento, aquecimento e mobilidade – os quais podem ser reproduzidos cotidianamente, visando ao bem-estar e à redução de lesões. Após um momento de meditação e espiritualidade, os presentes assistiram à palestra “Cuidar de si para cooperar com o outro: o pilar das relações inter e intrapessoais”. Em sua explanação, a psicóloga, Franciele Karpinski Gobbi, evidenciou como a manutenção de uma boa relação consigo mesmo é determinante para a construção de vínculos amistosos e colaborativos no ambiente profissional.

O docente Douglas Pereto e a psicóloga Camila Rosso Pereto, por sua vez, propuseram uma reflexão sobre o tema “Entre algoritmos e afetos: o papel do professor na era da IA”. Enfatizando como, diante do constante desenvolvimento tecnológico aplicável aos processos de ensino e de aprendizagem, o educador diferencia-se pela sensibilidade e pela capacidade de criar laços, os palestrantes convidaram o público a reconhecer e a valorizar as características intrinsecamente humanas que perpassam o seu fazer profissional.

O evento ainda contou com esclarecimentos acerca da Norma Regulamentadora 01, a qual rege os deveres de patrões e empregados quanto ao Gerenciamento de Riscos Ocupacionais e, desde maio de 2026, inclui os aspectos psicossociais no rol de ameaças a serem minimizadas. A equipe da Rede Pró-Saúde ainda apresentou benefícios assegurados aos professores e funcionários devido ao vínculo da empresa com a Rede de Educação Notre Dame. Por fim, os participantes puderam desfrutar de massagem, liberação miofascial e auriculoterapia – técnicas terapêuticas e relaxantes ofertadas pela Faculdade FISEPE, pelo estúdio JB Pilates e pelos especialistas em ginástica laboral e massagem da Work-U.

Desse modo, como salientou a Superiora da Província Nossa Senhora de Guadalupe da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Irmã Vania Dalla Vecchia, o evento de promoção anual cumpriu com o propósito descrito na temática que norteou essa edição: Cuidar de si para conectar-se com o outro. “Temos o desejo e o compromisso de cuidar de quem cuida. Vocês nos ajudam a cuidar dos nossos educandos e suas famílias, e nós, por amor, cuidamos integralmente de cada um que contribui com a nossa Missão. Esse é o propósito da SIPAT”, afirmou a liderança da instituição religiosa a que a Rede de Educação está vinculada.

  • Colégio Notre Dame Passo Fundo