Estabelecer uma rotina de estudos nem sempre é tarefa fácil. Tal atitude, porém, mostra-se essencial para que se alcance o sucesso acadêmico. Afinal, como evidencia a psicopedagoga do Colégio Notre Dame, Daniella Toscani Maciel, a falta de organização pode ter reflexos na dificuldade em cumprir com os afazeres que perpassam o cotidiano escolar.
Uma habilidade que deve ser estimulada desde a infância, por meio de atribuições como a de guardar os brinquedos após o uso, a organização também pode desenvolver-se nas demais fases da vida. Para tanto, conforme esclarece a profissional, é preciso adotar estratégias adequadas à faixa etária e aos compromissos assumidos pelo indivíduo.
Ao aproximar-se da segunda etapa do Ensino Fundamental, por exemplo, sugere-se ao educando dedicar uma hora por dia à revisão dos conteúdos abordados em aula. Dessa forma, além de fixar saberes, ele se habituará à rotina de estudos complementares – que se revelará mais imprescindível, à medida que progredir na Educação Básica.
É por isso, aliás, que o Colégio Notre Dame orienta os estudantes para que gerenciem adequadamente o próprio tempo, contemplando o lazer, o repouso recomendável e, é claro, a retomada dos assuntos explanados pelos docentes, exercitando a sua compreensão dos conteúdos e verificando que aspectos ainda precisam ser elucidados.
Para tanto, a Psicopedagogia Escolar atua diretamente junto aos matriculados a partir do 6º Ano do Ensino Fundamental, apresentando-lhes, ainda, diversas estratégias e recomendações que favorecem a fixação dos saberes.
Nas demais etapas de ensino, contudo, tal condução é protagonizada pelos educadores e coordenadores responsáveis pelos segmentos.