Viagem de Estudos: Estudantes exploram a maior jazida de ametista do mundo
11 de novembro de 2024 Notícias

Educandos do 5° Ano do Ensino Fundamental I aprofundaram saberes multidisciplinares em Ametista de Sul (RS)

Antes mesmo do alvorecer, o movimento diante do Colégio Notre Dame já era atípico. Enquanto as famílias acompanhavam o embarque, cerca de 60 matriculados demonstravam euforia por rumar à cidade gaúcha, reconhecida mundialmente como a capital da pedra ametista.

Exaltando em seu próprio nome sua riqueza mineral, a cidade gaúcha de Ametista do Sul, localizada a cerca de 165 km de Passo Fundo, foi o destino escolhido para o passeio pedagógico, que teve como objetivo ampliar, por meio de experiências práticas, os saberes previamente estudados pelas turmas do 5° Ano, sobre extrativismo, meio ambiente e economia.

Por ser uma rota turística, o município recepcionou os visitantes com um animado passeio de trem. Durante o trajeto, os passageiros seguiram pelo percurso que dá acesso às primeiras minas de exploração, comtemplando 48 morros que cercam a paisagem local, enquanto ouviam informações geográficas e históricas fornecidas pela guia turística. Ainda neste trajeto, os educandos desceram dos vagões a fim de conhecer a espetacular vista do “Mirante das Pedras”, a qual colaborou com os conceitos estudados sobre as paisagens do Estado.

Posteriormente, o destino dos estudantes foi a Igreja São Gabriel e a Pirâmide Esotérica, dois pontos que exaltam a espiritualidade do município, a qual está intrinsecamente relacionada à energia das pedras. Em momentos de serenidade e oração, eles foram motivados a exercitar a gratidão e a observar os detalhes da arquitetura dos espaços sagrados.

Os saberes relacionados ao garimpo, por sua vez, foram aprofundados quando os estudantes acessaram uma mina em plena atividade. Munidos de equipamentos de proteção, eles perderam de vista a luz do dia à medida que adentravam 65 metros subterrâneos. Orientados por dois garimpeiros — um deles com mais de 40 anos de experiência —, os educandos entenderam o processo de extração dos geodos por meio de uma explicação detalhada. Além disso, os pré-adolescentes foram orientados sobre a operação de detonação e vivenciaram a simulação de uma explosão. Tais aprendizados proporcionaram uma reflexão oportuna sobre as implicações de um garimpo ilegal ou desenfreado, assim como sobre as consequências para a saúde ocupacional dos garimpeiros.

A visita também incluiu passeios por galerias subterrâneas desativadas, que hoje abrigam lojas, estimulando o turismo e proporcionando uma vivência prática dos processos de industrialização da matéria-prima, aspectos esses que estão diretamente relacionados aos conceitos econômicos abordados na atual etapa de ensino dos educandos.

Por fim, no Complexo Turístico Ametista Parque Museu, os estudantes contemplaram os geodos ao percorrerem o caminho dos garimpeiros e conheceram particularidades históricas em um passeio motorizado por galerias subterrâneas. Além disso, observaram uma exposição com mais de dois mil exemplares de pedras raras, tanto nacionais quanto internacionais.

Além de enriquecer o currículo escolar, a viagem de estudos também propiciou aos educandos uma visão ampla do mundo, por meio de experiências que estimularam o exercício da autonomia e da responsabilidade.

Acesse a Galeria de Fotos

  • Colégio Notre Dame Passo Fundo