Uso da tecnologia em sala de aula beneficia a aprendizagem
18 de março de 2019 Notícias, Portal , , ,

Adotada, neste ano letivo, pelo Colégio Notre Dame, a TAW Board é uma lousa digital que permite ao educador explorar recursos em diferentes mídias

O investimento em tecnologia e em ferramentas que favoreçam a aprendizagem é uma das prioridades do Colégio Notre Dame, em sua constante busca por excelência pedagógica. Neste ano letivo, por exemplo, as salas de aula da 1ª Série do Ensino Médio foram equipadas com a TAW Board, uma lousa digital composta por uma película auto-adesiva, uma caneta ótica e um software para a interação com projeções de todos os tamanhos.

TAW Board - Colégio Notre DameA TAW, como é conhecida, possui 120 polegadas e substitui o quadro analógico, auxiliando os educadores na condução das aulas e na reprodução de materiais em diferentes mídias. A plataforma permite, ainda, que as aulas registradas na lousa sejam armazenadas em arquivos no formato PDF, o que facilita a revisão de conteúdos e otimiza o processo de aprendizagem.

Com pouco mais de um mês de utilização, a ferramenta já traz ganhos significativos para os processos de ensino e de aprendizagem, como evidenciam docentes. O educador de História, Renan Pezzi, por exemplo, enaltece como a adoção da TAW minimizou as dificuldades encontradas na condução de aulas que envolvem o uso de tecnologias em paralelo ao quadro negro. “É muito difícil utilizar o quadro para a escrita e a projeção de imagens, isso acaba custando tempo, porém, quando temos a possibilidade de unir os dois, utilizando a lousa digital, o rendimento passa a ser muito maior. Podemos, por exemplo, localizar uma imagem na internet e trazê-la para complementar a explicação, em menos de um minuto”, pontua.

TAW Board - Colégio Notre DameAlém da otimização do tempo e da praticidade em acessar novos recursos pedagógicos, a educadora Lisiane Ferreira, que ministra a disciplina de Matemática, também ressalta a facilidade que a TAW Board proporciona, tanto à explicação de conteúdos quanto à correção de exercícios. “Quando trabalhamos sobre Conjuntos, há vários recursos que facilitam os desenhos e o destaque dos elementos estudados”, exemplifica, comentando, ainda, que a lousa auxilia nas aulas de Desenho Geométrico, pois dispõe de ferramenta específica.

Os aspectos positivos da adoção da lousa interativa refletem, ainda, na aprendizagem dos conteúdos, pois, como avalia Renan, o aporte de auxílios iconográficos aprimora o foco dos educandos, fazendo com que as aulas se tornem mais interessantes e visualmente atrativas. “A lousa digital proporciona isso de forma fácil e ágil, possibilitando uma ótima interação entre o tradicional e o inovador”, complementa.

  • Colégio Notre Dame Passo Fundo