Conforme elas próprias esclareciam ao encontrar os mais familiares abraços, era felicidade a emoção que, liquefazendo-se, escorria pelas delicadas feições das crianças matriculadas na Pré-escola II do Colégio Notre Dame. Afinal, convidadas a celebrar a autonomia e as habilidades socioemocionais desenvolvidas ao longo da Educação Infantil, elas vivenciaram uma experiência que, certamente, permanecerá gravada entre as mais alegres memórias das suas vidas.
Para construir tal lembrança, os educandos substituíram o uniforme e os materiais escolares por pijamas e lanternas, pois frequentariam a instituição de ensino na noite de sexta-feira (26), demonstrando o seu amadurecimento enquanto, comprometidos a encontrar um tesouro, percorriam os escuros corredores do educandário.
Após terem localizado o baú que tanto entusiasmo lhes inspirava, eles descobriram que o receptáculo acondicionava o mais valioso dos bens, uma vez que, antecipando-se à programação do “DormiNDo no Colégio”, os responsáveis pelas crianças foram desafiados a traduzir seu amor em palavras.
Carinhosamente depositados sobre o papel, os vocábulos ainda externavam o seu encorajamento para o iminente ingresso no Ensino Fundamental, além de explicitar a admiração pelas incontáveis aprendizagens construídas na primeira etapa da vida escolar.
Tais aprendizados, aliás, foram intensamente festejados pelas crianças após a leitura das cartas destinadas aos educandos.
Às coreografias espontaneamente reproduzidas, então, seguiu-se o retorno às salas de aula onde os seus familiares os reencontrariam. As surpresas, porém, ainda não haviam cessado. Afinal, tão logo adentraram o espaço pedagógico, os educandos depararam-se com um presente do Colégio Notre Dame: um urso de pelúcia alusivo à programação comemorativa que servirá de estímulo para que as doces recordações construídas ao término da Educação Infantil sejam frequentemente revisitadas.