Tendo aludido ao amor divino, 16ª edição da Cantata Natalina se despede do público
11 de dezembro de 2022 Notícias, Portal

Espetáculo refletiu sobre o exemplo de Deus ao doar Seu filho unigênito para a salvação da humanidade

As mãos que suavizaram a moldura das janelas e os amplos sorrisos que as iluminaram tornaram ainda mais humana a arquitetura do Colégio Notre Dame, que há tantos anos serve de palco para a sensibilização a que a comunidade passo-fundense é convidada a cada Natal, refletindo acerca das virtudes implícitas ao milagre pelo qual Deus desceu das alturas para habitar entre nós.

Não bastando o resplandecer das expressões, que, ao longo dos próximos 90 minutos, se somaria aos gestos meticulosamente reproduzidos pelas crianças, além da musicalidade das vozes dos solistas, do ritmo percussivo com que mãos adolescentes encontravam os tambores e da sonoridade elétrica dos instrumentos de cordas e teclas, milhares de microlâmpadas se acenderam para dar início à apresentação de despedida da Cantata Natalina 2022.

Contando com o protagonismo de mais de 500 estudantes e profissionais, os quais cederam seus talentos para o tecer da narrativa que dramatiza a chegada do Salvador, o espetáculo apresentado na noite de sábado (10) serviu de motivação para que milhares de pessoas se reunisse na praça defronte à instituição de ensino, acompanhando com multiplicado entusiasmado o evento cultural que, após dois anos de restrições em ocasionadas pela pandemia de Covid-19, retornou ao seu formato original.

Tendo o amor como tema central, a 16ª edição do espetáculo evangelizador explorou as cores que esse sentimento é capaz de produzir, projetando-as nas grandes telas que ampliavam o alcance das coreografias e dramatizações reproduzidas por integrantes das comunidades educativas Notre Dame, bem como nas mentes e nos corações, contrapondo-se à realidade que nos faz defrontar com o conflito.

Isso porque, guiado pelo versículo “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (1 Jo 4:19), o evento se propôs a enfatizar o ensinamento que nos impele a amar o próximo como a nós mesmos –  o qual se concretiza no recém-nascido que repousa em uma singela manjedoura e, igualmente, na entrega de Maria aos desígnios de Deus.

Ao fecharem-se as janelas que tão bem caracterizam a Cantata Natalina, um dos símbolos da festividade cristã, o Papai Noel, aproximou-se do público e, distribuindo doces e afetos antes que silenciosos fogos de artifício fizessem cintilar o céu, assegurou que elas voltarão a ser abertas em 2023, ano em que se celebrará o centenário da presença Notre Dame no Brasil.  Conforme esclarece a Superiora da Província da Santa Cruz da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Irmã Dirce Slaviero. “A Cantata Natalina não poderia ter outro lema: Nos traços do Bom Deus escrevemos nossa história. 2023 será um ano excepcionalmente importante para nós.”

17ª Edição da Cantata Natalina

Em Passo Fundo:

Dia 25 de novembro e 07 de dezembro, diante do Colégio Notre Dame

Dia 02 de dezembro, diante da Escola  Notre Dame Menino Jesus

Em Carazinho:

Dia 09 de dezembro, diante do Colégio Notre Dame Aparecida

Acesse o álbum de fotos da apresentação:

  • Colégio Notre Dame Passo Fundo