No período que antecedeu o seu recesso, os educadores do Colégio Notre Dame foram convidados à formação continuada. Para isso, dividiram-se conforme a etapa de ensino em que atuam e participaram, entre os dias 21 e 23 de julho, de encontros que lhes permitiram refletir sobre o fazer pedagógico e socializar experiências de sucesso.
Aqueles que conduzem as crianças matriculadas na Educação Infantil por vivências que se mostrarão imprescindíveis ao seu pleno desenvolvimento, por exemplo, prestigiaram uma breve contextualização sobre o ensino híbrido. Além disso, puderam compartilhar propostas pedagógicas bem-sucedidas e indicações bibliográficas que inspiram seu dia a dia profissional. Os docentes ainda debateram acerca da avaliação à qual os educandos devem ser submetidos e aprofundaram saberes sobre Letramento e Alfabetização, bem como analisaram os desafios atrelados aos objetivos elencados na Base Nacional Comum Curricular.
Os educadores do Ensino Fundamental I também se debruçaram sobre o documento, assistindo à palestra intitulada “BNCC na Prática: habilidades e competências”, ministrada pela especialista pedagógica da Editora SM, Daniela Mattos. Eles, igualmente, socializaram experiências sobre a utilização das ferramentas Google For Education e da plataforma Árvore Livros, além de retomarem o planejamento para o segundo semestre letivo.
A multidisciplinaridade e a multimodalidade, por sua vez, pautaram o encontro do qual participaram os docentes do Ensino Fundamental II. Afinal, mediados pela supervisora de ensino da Rede de Educação Notre Dame, Claudia Toldo, eles compreenderam as diferentes perspectivas e os conceitos fundamentais para a construção do processo avaliativo. A programação destinada a eles também possibilitou que revisassem as habilidades e competências preconizadas pela BNCC.
Os educadores da etapa de ensino seguinte, por fim, familiarizaram-se com as mudanças inerentes ao Novo Ensino Médio. Para isso, foram desafiados a organizarem-se em grupos, nos quais se dedicaram à construção dos programas curriculares das disciplinas que compõem os diferentes Itinerários Formativos, além de elaborarem um documento com sugestões de normativas a serem adotadas a partir do próximo ano letivo.