Retomada das atividades escolares presenciais marca a adoção de um novo modelo de ensino
10 de dezembro de 2020 Notícias, Portal

Com o intuito de que as medidas capazes de evitar a proliferação do novo coronavírus se tornassem hábito, por meio do seu esclarecimento, exercício e reforço constantes, o Colégio Notre Dame optou, mediante a autorização para que as escolas privadas de grande porte pudessem retomar as atividades presenciais, por acolher os seus educandos de forma gradual.

I05niciado em 26 de novembro – data em que as crianças matriculadas na Educação Infantil puderam voltar ao ambiente educacional, o processo de volta ao convívio foi concluído na quarta-feira (09), quando os estudantes que compõem as turmas do 4º ao 8º Ano do Ensino Fundamental, além daqueles que integram as de 1ª e 2ª Série do Ensino Médio, passaram a frequentar a instituição de ensino.

Esse período também marcou a transição do modelo de ensino remoto – adotado para que a construção e a socialização de saberes fossem asseguradas, enquanto a convivência estivesse impossibilitada – para o híbrido – no qual as aulas são ministradas, concomitantemente, de forma presencial e virtual.

08Para tanto, o educandário investiu em aprimorar a sua infraestrutura de redes e adquirir novos utensílios tecnológicos – como notebooks e projetores, conforme descreve o administrador escolar, Fagner Vieira. Além disso, contratou uma consultoria especializada para que sejam amplamente exploradas as potencialidades dos aplicativos Google for Education, capacitando o seu corpo docente para fazer uso das plataformas digitais. Afinal, como evidencia o coordenador pedagógico dos anos finais do Ensino Fundamental, Márcio Marangon, foi necessário que as formas de ensinar e aprender se transformassem.

DSC_0945Tal adaptação é, para a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Catiúcia Carniel Gomes, o que permite prever a manutenção do hibridismo, mesmo após a retomada da rotina pré-pandemia. “As metodologias de ensino se atualizaram nesse período”, frisa, ressaltando como as aulas on-line demonstraram ser capazes de propiciar a aprendizagem. “Embora saibamos que há algumas restrições, percebemos que, de modo geral, os estudantes puderam cumprir com o esperado de forma satisfatória”, analisa.

Até mesmo na Educação Infantil – etapa em que os encontros virtuais foram organizados conforme o tempo indicado por especialistas para que as crianças permaneçam diante das telas -, os saberes pretendidos foram construídos. Para isso, as docentes também disponibilizavam, semanalmente, orientações pedagógicas aos responsáveis pelas crianças.

  • Colégio Notre Dame Passo Fundo