As três instituições de ensino localizadas no Rio Grande do Sul foram reconhecidas pela Árvore de Livros
Com o objetivo de formar leitores críticos, criativos e cognitivamente habilidosos por meio da leitura, a Rede de Educação Notre Dame investe na promoção do gosto e do hábito de ler entre os estudantes. De forma significativa, em 2024, reafirmando o compromisso com a excelência educacional e com a formação integral de seus educandos, as três instituições de ensino Notre Dame do Rio Grande do Sul foram premiadas pela plataforma de leitura digital Árvore de Livros, em reconhecimento à destacada performance de leitura dos matriculados nos mais diversos gêneros literários.
O mérito é resultado do empenho de estudantes como Cecília Soares Dreifke, do 3º Ano do Ensino Fundamental I do Colégio Notre Dame Aparecida, situado em Carazinho, e Allana Novelli de Lima, também do 3º Ano do Ensino Fundamental I da Escola Notre Dame Menino Jesus, localizada em Passo Fundo. Elas conquistaram, respectivamente, o 1º e 2º lugar na edição 2024 da Olimpíada de Leitura do Estado, por terem dedicado mais tempo aos livros durante o mês de outubro, período em que ocorreu o concurso. Tendo o maior número de leituras completas na plataforma digital, realizadas de abril a setembro, o Colégio Notre Dame Passo Fundo foi o premiado pelo comprometimento de seus educandos.
Além de reafirmarem o protagonismo e o esforço dos estudantes, conquistas como estas revelam o impacto positivo das iniciativas pedagógicas propostas pelos educadores da Rede. O projeto “Maleta Literária”, implementado na Escola Notre Dame Menino Jesus e inscrito no programa “Semeadores de Leitura” pela educadora Andreia Foss, foi uma das iniciativas premiadas, conquistando o “Prêmio Árvore 2024” de boas práticas leitoras.
A familiarização com obras literárias deu-se por meio da contação de histórias, conforme relata o pai do estudante, Maicon Sebem. “Tem sido um estímulo muito importante, porque o Joaquim é muito imaginativo, e eu penso que estamos contribuindo com o desenvolvimento dele em função da leitura diária, propondo que ele também conte versões diferentes da mesma história”, destacou Maicon, enfatizando que o Pedro, de 9 meses, também participa.
Acompanhando o engajamento das instituições de ensino parceiras, a analista de sucesso do cliente da Árvore de Livros, Glaucia Campos, destacou o potencial leitor dos educandos dentro da plataforma. “Nossa missão é continuar semeando as habilidades do século XXI para florescer cada vez mais jovens preparados para o futuro, contando sempre com instituições, como o Notre Dame, que engaja os estudantes e promove a leitura”, finalizou Glaucia.