Rede de Educação Notre Dame é premiada por boas práticas de leitura
23 de dezembro de 2024 Notícias, Pastoral

As três instituições de ensino localizadas no Rio Grande do Sul foram reconhecidas pela Árvore de Livros

Com o objetivo de formar leitores críticos, criativos e cognitivamente habilidosos por meio da leitura, a Rede de Educação Notre Dame investe na promoção do gosto e do hábito de ler entre os estudantes. De forma significativa, em 2024, reafirmando o compromisso com a excelência educacional e com a formação integral de seus educandos, as três instituições de ensino Notre Dame do Rio Grande do Sul foram premiadas pela plataforma de leitura digital Árvore de Livros, em reconhecimento à destacada performance de leitura dos matriculados nos mais diversos gêneros literários.

O mérito é resultado do empenho de estudantes como Cecília Soares Dreifke, do 3º Ano do Ensino Fundamental I do Colégio Notre Dame Aparecida, situado em Carazinho, e Allana Novelli de Lima, também do 3º Ano do Ensino Fundamental I da Escola Notre Dame Menino Jesus, localizada em Passo Fundo. Elas conquistaram, respectivamente, o 1º e 2º lugar na edição 2024 da Olimpíada de Leitura do Estado, por terem dedicado mais tempo aos livros durante o mês de outubro, período em que ocorreu o concurso. Tendo o maior número de leituras completas na plataforma digital, realizadas de abril a setembro, o Colégio Notre Dame Passo Fundo foi o premiado pelo comprometimento de seus educandos.

Além de reafirmarem o protagonismo e o esforço dos estudantes, conquistas como estas revelam o impacto positivo das iniciativas pedagógicas propostas pelos educadores da Rede. O projeto “Maleta Literária”, implementado na Escola Notre Dame Menino Jesus e inscrito no programa “Semeadores de Leitura” pela educadora Andreia Foss, foi uma das iniciativas premiadas, conquistando o “Prêmio Árvore 2024” de boas práticas leitoras.

É amplamente reconhecido que os livros favorecem o desenvolvimento da linguagem, ampliam o vocabulário e promovem a descoberta do mundo imaginário. Um exemplo claro disso é o caso de Joaquim, estudante do Maternal III da Educação Infantil do Colégio Notre Dame Passo Fundo, cujos pais o aproximaram da leitura desde os primeiros anos de vida. Eles criaram uma rotina que começou com livros físicos e, posteriormente, foi ampliada para o ambiente digital. “Descobrimos a plataforma parceira da escola, a Árvore de Livros, e o Joaquim ficou muito empolgado, pois ela oferece uma biblioteca virtual ampla, com recursos de gamificação. Ele lia e, ao mesmo tempo, acumulava moedinhas virtuais para plantar uma árvore”, explicou a mãe do menino, Juliana Gottlieb Sebem.

A familiarização com obras literárias deu-se por meio da contação de histórias, conforme relata o pai do estudante, Maicon Sebem. “Tem sido um estímulo muito importante, porque o Joaquim é muito imaginativo, e eu penso que estamos contribuindo com o desenvolvimento dele em função da leitura diária, propondo que ele também conte versões diferentes da mesma história”, destacou Maicon, enfatizando que o Pedro, de 9 meses, também participa.

Acompanhando o engajamento das instituições de ensino parceiras, a analista de sucesso do cliente da Árvore de Livros, Glaucia Campos, destacou o potencial leitor dos educandos dentro da plataforma. “Nossa missão é continuar semeando as habilidades do século XXI para florescer cada vez mais jovens preparados para o futuro, contando sempre com instituições, como o Notre Dame, que engaja os estudantes e promove a leitura”, finalizou Glaucia.

  • Colégio Notre Dame Passo Fundo