Recital da Escola de Música Notre Dame celebra o fazer artístico de seus estudantes
3 de novembro de 2025 Notícias, Portal

Apresentado em duas noites, evento reuniu mais de uma centena de cantores e instrumentistas em formação

Os 102 anos do Colégio Notre Dame Passo Fundo são, igualmente, de estímulo à expressão artística. Desde que o educandário não se estendia para além dos cômodos de uma casa, em seus corredores ressoavam acordes e timbres. Atualmente, a sensibilização e o desenvolvimento da técnica musical ocorrem por meio da Escola de Música Notre Dame, localizada no interior da Instituição de Ensino Básico.

Comprometida em contribuir com o pleno desenvolvimento dos inscritos, uma vez que a aprendizagem em canto e instrumentos demanda atenção, dedicação, perseverança e resiliência, a Escola de Música Notre Dame celebra toda a doação à construção e ao aprimoramento de habilidades ao passo que os talentos dos seus estudantes são socializados com o público, durante seu tradicional recital de fim de ano. Realizada nas noites de 22 e 23 de outubro, a mais recente edição do evento contou com mais de 50 apresentações musicais.

Ao todo, mais de 130 artistas subiram ao palco do Auditório Notre Dame. Com idades entre cinco e 47 anos, eles exibiram ao público a destreza lapidada em aulas semanais de baixo, bateria, guitarra, percussão, piano, teclado, técnica vocal, ukulele ou violão.

Coordenando a Escola de Música Notre Dame, Irmã Mirtes Helena Roman exalta o Recital como um momento de festiva partilha, no qual a dedicação em prol da música é evidenciada. “É muito gratificante, não só para os estudantes e os educadores, mas também para os familiares e para a comunidade que vem prestigiar a paixão pela música”, afirma.

O educador Fernando Gatermann, por sua vez, ressalta a contribuição do evento para a formação artística dos educandos, pois oportuniza a vivência de tudo que engloba um verdadeiro show. “O repertório do Recital é ensaiado por meses, sempre com foco no nivelamento de cada estudante. Às vésperas da apresentação, também ocorrem os ensaios gerais, realizados no palco”, comenta o músico, destacando a presença dos docentes nesses momentos e na apresentação – o que  transmite maior segurança aos protagonista, especialmente aqueles que enfrentam o grande público pela primeira vez. “Há o nervosismo, a ansiedade e o medo de estar no palco, mas também há o apoio dos professores. Estamos lá para os estudantes, no momento em que eles colocarão em prática tudo o que aprenderam ao longo do ano”, conclui Fernando.

Acesse a galeria de imagens:

  • Colégio Notre Dame Passo Fundo