Desde os primeiros dois anos da infância, as crianças matriculadas no Maternal I vivenciam, a partir do referencial teórico que subsidia o Projeto Pedagógico, atividades lúdicas que contribuem para o entendimento sensorial e motor do mundo. A necessidade de explorar essas características, fundamentais à faixa etária, é amparada no projeto “Explorando o mundo através dos meus sentidos”, em que os pequenos estudantes são imersos em uma sequência de práticas relativas aos cinco sentidos.
Na última semana, cada dia foi dedicado a um exercício, tal qual aguçar o olfato ao sentir o aroma de plantas originária dos chás, ou aprimorar o paladar ao degustar a bebida aquecida. Entre as atividades mais cativantes, a exploração do tato destacou-se, já que as crianças puderam tocar em diferentes texturas, do macio ao áspero. Em outro momento, os educandos conheceram o alcance da audição ao tocar diferentes instrumentos – e encantar-se com as luzes e sombras projetadas pelas educadoras, propondo uma visão diferente dos seus arredores.
Conforme a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Márcia Scortegagna, o período vivenciado pelos estudantes é definido como sensório-motor, por isso a importância do entendimento dos sentidos e como eles favorecem a interação com seu entorno. A conclusão da atividade se deu em um momento especial na Biblioteca Infantil, em que a reunião das três turmas permitiu a interação entre todos os colegas para conhecer ainda mais sobre a diversidade dos cheiros, em contato com elementos como rosas, café e frutas, embasando-se na obra “Cheirar”, de Ruth Rocha.