À medida em que se dá o desenvolvimento cognitivo das crianças, aperfeiçoa-se, também, a sua capacidade de socialização. Por isso, o Colégio Notre Dame prioriza que as matriculadas na Educação Infantil construam entendimento acerca do meio em que vivem.
Na Pré-escola I, por exemplo, desenvolveu-se o projeto pedagógico “Quando eu crescer”. Idealizado com o intuito de propiciar que os educandos se familiarizem com os mais diversos ofícios, a iniciativa foi contextualizada pelo Dia do Trabalhador. Afinal, ao longo das aulas que se antecederam a data celebrada em 1º de maio, as crianças foram estimuladas a refletir acerca do próprio futuro. Para tanto, imergiram na narrativa em versos que, exaltando o imaginário infantil, foi escrita pela autora Ana Maria Machado.
A partir do livro homônimo à iniciativa pedagógica, os educandos deveriam caracterizar-se como um profissional que admiram, comparecendo à Festa das Profissões conforme a sua escolha. Desse modo, reconheceram quão vasto é o universo do trabalho – percepção reforçada semanalmente, com a visita dos seus familiares à turma.
Empenhados em detalhar as características da sua ocupação às crianças, os convidados lançaram mão de diferentes abordagens: o engenheiro ambiental oportunizou que elas realizassem o plantio de uma árvore; o engenheiro agrônomo, por sua vez, apresentou a elas uma amostra da imensa variedade de plantas existente; o médico, por fim, demonstrou a importância dos hábitos capazes de preservar o bem-estar físico.
Compreendendo como cada profissional contribui com a organização social, os educandos celebraram os saberes em um encontro com aqueles que, por ofício, são frequentemente considerados como super-heróis.
Em visita à unidade do Corpo de Bombeiros Militar de Passo Fundo, as crianças conheceram a finalidade de cada um dos Equipamentos de Proteção Individual utilizados no combate a incêndios, além de terem observado o funcionamento dos veículos e demais instrumentos necessários à profissão. Por fim, foram orientadas sobre como agir em situações de risco.