Formar leitores capazes de entender o mundo e de interpretar textos em diferentes plataformas: esse é o objetivo do projeto “LeNDo e EscreveNDo na Escola: Uma Atitude Necessária e Sustentável”, desenvolvido há 3 anos nas instituições de ensino mantidas pela Rede de Educação Notre Dame. O contato periódico com livros, de acordo com a faixa etária dos participantes, e a socialização das obras, método utilizado pelo projeto de leitura, são realizados pelos estudantes e seus pais, educadores e colaboradores das escolas.
No Colégio Notre Dame, os pais e responsáveis pelos estudantes matriculados em todos os segmentos de ensino foram convidados, no início do ano letivo, a participarem da iniciativa de formação de leitores. Para isso, eles optaram por ler, voluntariamente, uma obra entre as indicadas pela instituição. “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, “Capitães de Areia”, de Jorge Amado, e “A Hora da Estrela”, de Clarisse Lispector, foram alguns dos livros que, depois de lidos, no decorrer do ano, foram debatidos, durante um encontro no qual os participantes refletiram sobre as narrativas e as experiências vivenciadas.
Reunidos na Biblioteca Geral do Colégio, pais e responsáveis foram recepcionados pelos educandos matriculados na atividade extracurrícular de Artes Cênicas, que representaram uma adaptação da obra “Chapeuzinho Vermelho”. Posteriormente, cada um foi convidado a socializar com os demais suas percepções sobre obra lida e as reações despertadas pelo ato de ler como um hobbie.
De acordo com José Luvizetto Terra, pai de estudante do Ensino Fundamental, a experiência, além de estimular o gosto pela leitura, possibilitou que ele entendesse melhor o cotidiano dos filhos. “Esse projeto mudou a realidade dentro da minha casa, já que nunca vi meus pais com um livro nas mãos, e também me ajudou a compreender o papel dos meus filhos, já que não é tão fácil assim vencer a ficha de leitura. Eu os parabenizo!”, comenta.