Seleção Gaúcha Juvenil de Voleibol Feminino, vice-campeã do Brasileiro de Seleções, foi treinada por Giba, na cidade, para a competição
Foram treinos intensos os que propiciaram o bom desempenho nos jogos. Mais precisamente, 22 deles, realizados entre os meses de janeiro e abril, em Passo Fundo, com o intuito de selecionar e entrosar a equipe. Na sua liderança, o motivo pelo qual atletas juvenis que atuam em todo o Rio Grande de Sul e até em equipes do sudeste brasileiro rumavam para o planalto médio: Gilberto Bellaver. Convocado em 2014 para ser o técnico da Seleção Gaúcha Juvenil de Voleibol Feminino, o treinador das equipes de voleibol do Colégio Notre Dame e BSBios/UPF avaliou, no Ginásio de Esportes do Colégio Notre Dame, as candidatas para defender as cores do Rio Grande do Sul no Campeonato Brasileiro de Seleções. Após testes diários, o líder, que já tinha sido auxiliar-técnico do selecionado por quatro anos, optou pelas doze atletas que disputaram a competição interestadual, entre 05 e 11 de abril, em Saquarema (RJ). Assim, com Passo Fundo como ponto de partida, uma seleção gaúcha conquistou, pela primeira vez na história das disputas, a prata.
Depois de vencer quatro dos cinco jogos disputados na fase classificatória e decisiva, as gaúchas enfrentaram, no sábado (11), as anfitriãs, pelas quais foram derrotadas por 3×0. O vice-campeonato inédito é comemorado com alegria por Giba. “A conquista foi um feito histórico! Mas, a partir de agora, vamos renovar nossos sonhos e objetivos. Não ficaremos acomodados”, comenta. Ainda conforme o técnico, a perspectiva para a próxima competição da seleção é positiva, já que a maioria das atletas pode disputar por mais um ano competições dessa categoria. Isso possibilitará a manutenção de talentos para o próximo Campeonato nacional, realizado em 2016, quando o time estará mais maduro e experiente.
Natural de Passo Fundo, aos 43 anos, o técnico tem vasta experiência na modalidade. Graduado em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo, onde, atualmente, também é docente, começou sua carreira como auxiliar-técnico em 1993. Desde então passou por diversas equipes locais, já como teriandor, e, em 2006, como educador Notre Dame, idealizou o Projeto Sacada Inteligente. Desenvolvido desde as séries iniciais, no Colégio Notre Dame, ele fomenta a prática orientada do esporte, revelando atletas que encontram na própria instituição de ensino o suporte para disputar competições de nível estadual, nacional e até internacional, pelas categorias de base. Além disso, Bellaver também treina a equipe adulta feminina BSBios/UPF.
Um talento identificado e lapidado pelo próprio Giba, em ambos os times, Eduarda Cavatão também integrou a equipe premiada pela segunda colocação. Aos 16 anos e com várias convocações para a seleção estadual e a nacional, em diferentes categorias, a passo-fundense, que deixou o Rio Grande do Sul para seguir carreira no esporte, voltou a ser orientada pelo seu mentor, como titular do time de prata.
Depois de tantos anos dedicados à prática e ao ensino do Voleibol, com a conquista do segundo lugar no Campeonato Brasileiro, Giba se considera um profissional realizado e grato. “Devo todas as minhas conquistas à minha família, que sempre me apoiou. Agradeço também as atletas que compuseram nossa equipe e garantiram esse título inédito para o estado”, destaca.