Como país anfitrião da edição de 2016 dos Jogos Olímpicos – que acontecem entre os dias 05 e 21 de agosto, na capital carioca -, o Brasil adquiriu o direito de participar da disputa em cinco modalidades esportivas nas quais, nas edições anteriores, não competia: o Badminton, a Ginástica de Trampolim, o Golfe, o Hóquei sobre Grama e o Rugby.
Por isso, durante as últimas semanas, as características e regras desses esportes foram apresentadas aos estudantes matriculados na 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame, durante as aulas de Educação Física. Além disso, uma das modalidades está sendo praticada regularmente por eles. Trata-se do Badminton, esporte semelhante ao Tênis, que utiliza uma espécie de peteca no lugar da bola. “O badminton é segundo esporte mais praticado do mundo e desenvolve habilidades como a agilidade, a velocidade, a flexibilidade e a concentração, além da força e da resistência física”, destaca o educador responsável pela disciplina, Rodolfo Lara.
Além de desenvolver essas competências, a prática busca, conforme Lara, envolver os educandos no clima da competição, que deve trazer ao Brasil uma média de 10 mil atletas, vindos de 200 países.