Na Educação Infantil, adaptação à rotina escolar é prioridade a cada início de ano letivo
21 de fevereiro de 2022 Notícias, Portal

Para muitas crianças, a jornada estudantil principia-se antes mesmo que descrevam seus primeiros passos. Por isso, o seu ingresso em uma instituição de ensino pressupõe, ainda mais intensamente, a criação de estreitos vínculos afetivos.

A fim de propiciar o desenvolvimento e a consolidação de relações pautadas na confiança, seja com os educadores que, cuidadosamente, as conduzirão pela construção de incontáveis saberes ou com os colegas que lhes farão companhia durante as descobertas inerentes ao dia a dia escolar, o Colégio Notre Dame prioriza, a cada início de ano letivo, que as inscritas no Maternal e na Pré-escola se ambientem, de forma gradual, à rotina educacional.

Portanto, desde a última terça-feira (15) – quando teve início o ano letivo de 2022 -, as crianças matriculadas na Educação Infantil frequentam as aulas por tempo reduzido. Além disso, contam com a supervisão de um familiar que, observando-as dos corredores da instituição, transmitem a elas a confiança de que precisam para deixar-se envolver pelas brincadeiras.

Afinal, como explica a coordenadora pedagógica da etapa de ensino, Márcia Scortegagna, a construção de vínculos se dá por meio de atividades lúdicas que contribuem para o  desenvolvimento de algumas das principais potencialidades dos pequenos: a socialização, a autonomia e o reconhecimento de si mesmo.

Desse modo, o período de adaptação propicia que, à medida que  as crianças adquirem segurança para abraçar o universo de aprendizagens que se descortina ao ingressar na vida escolar, os seus responsáveis também se sintam mais confiantes a respeito do afeto e do zelo que perpassará o cotidiano infantil.

Veja mais fotos:

  • Colégio Notre Dame Passo Fundo