No Outubro Rosa, Colégio Notre Dame ganha iluminação especial, com o objetivo de alertar sobre o câncer de mama
Pela prevenção aos fatores de risco e pela conscientização acerca da realização de exames periódicos capazes de identificar nódulos mamários, o décimo mês do ano recebe tons róseos. O movimento Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos mas, hoje, tem abrangência global.
Representando 25% do total de casos de câncer no mundo, em 2012, o câncer de mama foi o segundo mais comum entre as mulheres, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Somente em 2014, o Instituto estima que mais de 57 mil casos tenham sido detectados na população feminina do Brasil. Contudo, ainda que os fatores hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não sejam, em princípio, possíveis de serem alterados, aqueles relacionados ao seu estilo de vida são modificáveis. Alimentação equilibrada e prática de atividade física regular, por exemplo, podem reduzir em até 28% o risco de desenvolvimento do câncer de mama.
Foi a fim de informar sobre essas escolhas e sobre o aumento das chances de cura com a detecção precoce dos tumores que, pelo quarto ano consecutivo, o Colégio Notre Dame promoveu, durante a quinta-feira (01), ato de conscientização.
A partir das 17h30min, no pátio da instituição de ensino, a comunidade pôde participar de uma minifeira de saúde, com a realização de exames de Verificação de Pressão Arterial e Glicose, por estudantes da Escola de Educação Profissional do Hospital São Vicente de Paulo, e de Meatoscopia, pelas Fonoaudiólogas da Scuta – Soluções Auditivas.
Durante a minifeira, camisetas do Movimento Outubro Rosa foram vendidas e o valor integral arrecadado será entregue à Liga Feminina de Combate ao Câncer, entidade beneficente que objetiva mobilizar a comunidade para o trabalho assistencial, participando e ampliando a tarefa educativa de informar sobre a prevenção e o combate ao Câncer.
Ao entradecer, a fachada do Colégio Notre Dame mudou de tom. Ao som da Orquestra e do Coral Notre Dame e sob o aplauso do público que prestigiou as ações promovidas pela instituição de ensino para marcar o início da mobilização na cidade, o prédio foi iluminado em rosa e assim permaneceu durante toda a noite. A iluminação coloca Passo Fundo entre as cidade que iluminam locais públicos e monumentos históricos em prol da prevenção e do combate ao câncer de mama, durante o mês de outubro.
Escola Notre Dame Menino Jesus também promoverá ato público
Na segunda-feira (05), a Escola Menino Jesus também promoverá minifeira de saúde, em parceria com a Escola de Educação Profissional do Hospital São Vicente de Paulo e a Scuta Soluções Auditivas. Ela acontece no pátio da instituição de ensino, a partir das 17h30min. Antes da iluminação da fachada escolar em cor-de-rosa, o Coral e a Orquestra Notre Dame voltam a se apresentar. Dessa vez, o show acontecerá na Praça Santa Teresinha.