Olhares curiosos perpassam os corredores da Educação Infantil do Colégio Notre Dame – isso porque, para as crianças matriculadas no Maternal C, o ano letivo recém iniciou. Os educandos que compõem a nova turma do segmento – o mais recente oferecido à comunidade educativa – passaram a frequentar a instituição de ensino no dia 07 de maio. Por isso, ainda estão em período de adaptação, no qual, com certo estranhamento, exploram os espaços que, de agora em diante, fornecerão o suporte necessário ao desenvolvimento sensório-motor e à construção da linguagem, além de favorecer a socialização.
Afinal, como explica a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Márcia Scortegagna, eles são inteiramente adaptados e ricos em elementos lúdicos, a fim de atender à proposta pedagógica voltada às crianças com um ano de idade – completo até 31 de março do ano vigente -, que prioriza a promoção de vivências escolares ancoradas nos referenciais teóricos postulados por estudiosos como Vygotsky e Piaget, respeitando as peculiaridades da faixa etária. “Nessa fase, os aprendizados se dão a partir do experimentar, através dos movimentos e dos sentidos”, explica.
A coordenadora relata, ainda, que o atendimento do Maternal, que já contava com duas turmas, foi ampliado devido à intensa procura das famílias e à boa adaptação das crianças que passaram a assistir às aulas em fevereiro. “Não tivemos nenhuma desistência, o que demonstra que elas se sentiram acolhidas e seguras, assim como suas famílias”, comenta. Mesmo assim, o novo grupo, inicialmente composto por cinco crianças, vivencia um período de adequação à nova rotina, permanecendo por tempo reduzido no educandário. “O intuito é de que se adaptem, pouco a pouco, criando vínculos afetivos com os colegas e com as educadoras”, conclui a coordenadora, esclarecendo que a permanência é progressivamente ampliada, até que se atinja a integralidade do turno.