Através da Inteligência Artificial, educandos criam suas narrativas na plataforma Árvore de Livros e podem ter o exemplar em mãos
Visando proporcionar uma aprendizagem contínua e inovadora, a Rede de Educação Notre Dame investe em recursos que ampliam as possibilidades de aprendizado dos seus matriculados, colaborando com a formação integral de crianças e jovens através da excelência pedagógica. Em alinhamento com esse objetivo, está a parceria firmada entre as instituições de ensino da Rede e a Árvore de Livros – reconhecida como a maior plataforma de leitura digital do Brasil -, que oferece aos educandos acesso a um acervo com cerca de 70 mil livros e audiolivros.
Deste modo, comprometido em promover habilidades essenciais ao seu próprio tempo, o Colégio Notre Dame incentiva os estudantes a se apropriarem das ferramentas disponíveis, as quais potencializam, por exemplo, a imaginação, a autonomia e a criatividade. A exemplo disso está a ferramenta “Criar” da Árvore de Livros, que incentiva a escrita criativa, fortalece o letramento e fomenta o protagonismo dos educandos de maneira lúdica e divertida.
Instigando a inventividade dos estudantes durante a leitura no aplicativo, a Inteligência Artificial apoia e inspira a escrita de livros por meio de uma tutoria personalizada realizada pelo avatar da plataforma, o macaco Otto. À medida que o usuário cria sua narrativa, o método realiza as correções ortográficas e gramaticais, além de fornecer feedbacks personalizados em tempo real. Posteriormente, com apenas alguns cliques, as histórias podem se transformar em livros físicos, criando memórias para a vida toda.
Os estudantes do 2° Ano do Ensino Fundamental I, Enzo Sostizzo da Silva e Helena Palma Dias, fizeram uso da ferramenta e já desfrutam dos seus exemplares em mãos. Enzo materializou a paixão por figuras lendárias na obra por ele intitulada “O Dragão e o cavalheiro Enzo”. Helena, por sua vez, dedicou seu primeiro título ao pai, Daniel, através do enredo “Pai eu te amo, viu?”, que narra momentos familiares repletos de lembranças afetivas. Já a educanda Carolina Sebben da Rosa, matriculada no 4° Ano, inspirou-se nos encantos do anoitecer ao escrever o livro “A noite estrelada”. Após finalizarem suas produções, os autores receberam suas obras literárias impressas em casa.
De acordo com o relatório oficial da Árvore de Livros, 186 estudantes do Colégio Notre Dame iniciaram a redação de obras literárias, e 73 já concluíram a escrita do seu primeiro título. Ao todo, foram 271 títulos criados na plataforma pelos matriculados na instituição de ensino, desde que o recurso “Criar” foi disponibilizado para as escolas parceiras, há cerca de 4 meses, estando ainda em período experimental no educandário. Pedro Fávero Camargo, do 1° Ano, por exemplo, já finalizou seu 18° livro. Para ele, “escrever é uma atividade prazerosa e muito divertida”, enfatizou o autor de 7 anos.