O Ensino Médio da Rede de Educação Notre Dame apresenta diferenciais decorrentes da urgência de um novo olhar sobre o processo educacional de adolescentes que se diferenciam pela postura, pela inquietude, pela irreverência e pela forma de aprender. Por isso, as escolas Notre Dame proporcionam uma educação de excelência, com diferentes lugares de aprendizagens, pois compreendem que um espaço inteligente de convivência – lúdico, aberto, em espiral, tecnológico e versátil – favorece a socialização, o bem-estar e o exercício da autonomia.
Já, com o intuito de oportunizar o desenvolvimento singular dos estudantes, respeitando suas diferenças e suas habilidades, o Ensino Médio Notre Dame apresenta um currículo que vai além da Matriz Curricular tradicional. A fim de assegurar um processo de construção do conhecimento dinâmico e significativo, considerando o grande desenvolvimento das tecnologias da informação, seu currículo diferenciado – que deve ser mutável, aberto e adaptável à atualidade e às necessidades dos estudantes – atende aos conteúdos específicos de cada componente curricular, de forma multidisciplinar, incluindo temas transversais, utilizando metodologias atuais, para o enriquecimento e o aprofundamento do estudo e da pesquisa. Desse modo, os estudantes Notre Dame desenvolvem competências capazes de torná-los cidadãos globais.
As escolas Notre Dame também extrapolam o pré-estabelecido no que diz respeito à carga horária, pois compreendem que estendê-la viabiliza maior contato com o conhecimento e com a construção de saberes: um diferencial para garantir o ensino de qualidade, pautado em projetos que coadunam e corroboram com a excelência pedagógica. Com esse diferencial, é possível inserir os estudantes num ambiente de discussão, de troca de experiências e de vivências, oportunizando um ensino dinâmico, em acordo com os novos desafios educacionais.
A liderança e o empreendedorismo são outros diferencias que marcam a aprendizagem do estudante Notre Dame, estimulado a ser autônomo, a trabalhar em equipe, a pesquisar, a ser protagonista da própria aprendizagem e a desenvolver uma visão interdisciplinar e transdisciplinar do conhecimento, além de ser incentivado a refletir sobre o seu projeto de vida. Para isso, são desenvolvidas propostas de ensino voltadas ao autoconhecimento, às escolhas profissionais, ao empreendedorismo e à educação estratégica, nas quais o adolescente é desafiado a idealizar soluções e projetos para a comunidade em que está inserido e é estimulado a ser ético, líder e empreendedor, tanto nas atividades vivenciadas na escola quanto ao longo de sua vida.
O preparo do educando para a vida futura também passa pela iniciação científica, pois a Rede de Educação Notre Dame faz da pesquisa um processo de sistematização de conceitos que visa à construção de novos conhecimentos, gerando diferentes saberes e inserindo o estudante num processo de aprendizagem que lhe oportuniza novas descobertas. Essa postura objetiva desenvolver habilidades de leitura e de escrita acadêmica, que ampliam seu conhecimento e sua visão de mundo, além de estimular a investigação e a proatividade ante os estudos. A iniciação científica, ainda, proporciona uma melhor formação intelectual e qualifica o estudante para o exercício de uma futura vida universitária, por meio da compreensão dos meios de construção de conhecimento, nos quais o exercício do diálogo crítico e da investigação são imprescindíveis.
Coordenação Pedagógica: Catiúcia Gomes
Coordenação Educacional: Maurício Paim
Psicopedagogia: Daniella Toscani Maciel
Espaços pedagógicos:
Área coberta
Área de convivência arborizada e com quadras poliesportivas
Auditório para mais de 1000 espectadores
Biblioteca Geral
Capela
Cozinha Experimental
Ginásio Poliesportivo
Espaço Multiuso
Laboratório de Biologia
Laboratório de Física
Laboratório de Informática
Laboratório de Química
Salas de aula acessíveis e com multimídia disponível
Sítio São Miguel