Gradativamente, o pátio da instituição de ensino tornou-se palco para reencontros marcados por entusiasmo e expectativas. Afinal, na troca de sorrisos e de afetuosos abraços, evidenciava-se a alegria em retornar ao Colégio Notre Dame. Tal sentimento foi experienciado, na quarta-feira (12), pelos estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio, que retomaram as atividades letivas no turno matutino.
Após vivenciarem momentos de integração, eles foram acolhidos pela equipe diretiva, de coordenadores e de docentes, que expressaram seus desejos de boas-vindas aos educandos. Em sala de aula, por sua vez, realizaram atividades alusivas ao tema #amizade – que, em 2020, inspira as ações da campanha institucional da Rede Notre Dame.
As turmas do 5º Ano, por exemplo, participaram de uma dinâmica a partir da canção “A Começar em Mim”, a fim de estimular um diálogo acerca da importância da empatia e da generosidade. Os mesmos versos inspiraram a reflexão proposta aos adolescentes matriculados no Ensino Médio, que foram desafiados a criar uma lista de compromissos para o ano letivo. Já os educandos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental responderam perguntas de autoconhecimento e, posteriormente, elaboraram cartazes, destacando a palavra-chave que irá conectar a turma em 2020.
À tarde, o som produzido pelas rodinhas das mochilas ao percorrerem os corredores do educandário sinalizava, igualmente, o retorno das crianças matriculadas do 3º ao 5º Ano do Ensino Fundamental. Com olhares repletos de curiosidade, elas buscaram por seu nome na lista de chamada e, após serem acolhidas pela equipe pedagógica, encaminharam-se à sala de aula que, em 2020, sediará a construção de novos saberes.
Ainda no turno vespertino, os responsáveis pelas crianças do Maternal I da Educação Infantil ao 2º Ano do Ensino Fundamental, foram convidados a participar de reuniões informativas, durante as quais receberam orientações acerca do período de adaptação e do cotidiano escolar.
Na quinta-feira (13), por sua vez, a ansiedade foi o sentimento compartilhado entre as famílias que chegavam ao Colégio Notre Dame. Afinal, o início do ano letivo da Educação Infantil é marcado por emoções, que afloram especialmente nos primeiros dias de aula. Esse período de adaptação representa o momento de vinculação da criança e dos seus familiares com a comunidade educativa – o que ocorre de forma gradual, com o suporte da ludicidade e do diálogo.
Além das crianças matriculadas do Maternal I à Pré-Escola II, os educandos do 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental também foram acolhidos pela equipe pedagógica para dar início ao ano letivo. Após conhecerem as docentes, eles vivenciaram momentos de integração e de reencontro com os colegas.