Estimulando incontáveis sorrisos ao passo que possibilitava experiências significativas à vida futura, a mais Super Férias convidou os educandos do Colégio Notre Dame Passo Fundo a vivenciarem a atmosfera das Olimpíadas – cuja 33ª edição foi oficialmente aberta na última sexta-feira (26).
Inspiradas pela movimentação esportiva, a qual tem feito com que a paisagem urbana da capital francesa se confunda com as disputas, as crianças inscritas na programação recreativa conheceram e exercitaram, com curiosidade e otimismo, os fundamentos de diferentes modalidades. Tênis, Handebol, Basquete, Vôlei, Ginástica Olímpica, Taekwondo, Golfe e Atletismo foram alguns dos esportes experimentados por educandos matriculados até o 5º Ano do Ensino Fundamental.
Estendendo-se de 22 a 30 de julho, como uma oportunidade para o desenvolvimento de vínculos e a construção de aprendizagens, sob a condução afetiva e o olhar zeloso da equipe pedagógica da instituição de ensino, a Super Férias também permitiu que os participantes se aprofundassem na história do maior evento esportivo do mundo. Para eleger e personalizar a mascote das Olimpíadas Super Férias, por exemplo, as crianças revisitaram as edições passadas dos Jogos Olímpicos, reconhecendo a que alude cada animal símbolo.
Reafirmando o protagonismo estudantil ante a construção do saber, a programação ainda englobava atividades de confecção de brinquedos, a qual aliou o entendimento do universo esportivo à conscientização quanto ao uso dos recursos naturais. Afinal, os inscritos lançaram mão de técnicas variadas, como colagem, pintura e origami, para reutilizar materiais criativamente, dando origem aos seus próprios tacos de golfe, jogos de futebol de botão e cesta de basquete.
Valorizando um princípio intrínseco às Olimpíadas, a colônia de férias viabilizou, igualmente, a socialização com atletas locais. Por meio dos relatos tecidos pelos convidados, a importância da colaboração e da cooperação foi reafirmada aos educandos, que foram, ainda, incentivados ao aprimoramento de suas habilidades socioemocionais.
Colocados em prática ao longo da Super Férias, tais ensinamentos serviram de guias para as múltiplas vivências. Por isso, pelo respeito, pela perseverança e pela superação, demonstrados conforme o exemplo dos competidores selecionados para os Jogos Olímpicos, os inscritos puderam subir ao pódio, onde foram condecorados com medalhas.