Iniciativa escolar visa contribuir para o alívio da ansiedade
30 de junho de 2021 Notícias, Portal

No âmbito educacional, sentir-se ansioso pode ter reflexos diametralmente opostos sobre a aprendizagem. Afinal, como descreve a psicopedagoga do Colégio Notre Dame, Daniella Toscani Maciel, tal sensação tanto pode servir de estímulo quanto pode impossibilitar o estudo. “Às vésperas de uma prova,  certa ansiedade pode fazer com que nos preparemos melhor para responder às questões. Dessa forma, ela estará nos ajudando. No entanto, quando resulta na perda do controle sobre as emoções, ela nos impede de revisitar os conteúdos, pois assumimos que não seremos capazes de obter um bom desempenho”, exemplifica.

Tendo isso em vista, a profissional está promovendo práticas de relaxamento, nas quais os estudantes matriculados do 5º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio participam de uma meditação guiada. Para tanto, eles se acomodam nas almofadas dispostas sobre o piso amadeirado e, fechando os olhos, são conduzidos a uma reflexão a respeito da própria vida.

Dessa forma, mais que se conectarem consigo mesmos, as crianças e os adolescentes aprendem a tirar as dificuldades do centro da sua atenção, enquanto exercitam a respiração diafragmática. “Quando estamos ansiosos, não respiramos da maneira correta. Por isso, aproveitamos esse momento para que eles interiorizem como inspirar e expirar calmamente”, descreve Daniella.

Por fim, os educandos são orientados a apropriarem-se de tais técnicas, fazendo uso delas no dia a dia, além de serem estimulados à prática regular de atividades físicas e ao cultivo de pensamentos positivos.

A psicopedagoga ainda coloca-se à disposição de todos aqueles que perceberem ser necessário um acompanhamento profissional para que manejem melhor as suas emoções.

  • Colégio Notre Dame Passo Fundo