A iniciativa integrou os matriculados no 9° Ano do Ensino Fundamental II do Colégio Notre Dame e da Escola Notre Dame Menino Jesus
Garrafas PET, fita isolante, rolhas, filtro de café, papel, vinagre, bicarbonato de sódio e canos de PVC. Foi ao manusear esses materiais que os estudantes do 9º Ano colocaram em prática os conceitos apreendidos nas aulas de Física e Química. Sob as orientações dos professores Pedro Giaretta e Alânia Fior, os educandos protagonizaram tais conhecimentos por meio do lançamento de foguetes artesanais, que riscaram o céu da sede campestre das escolas Notre Dame, o Sítio São Miguel, na última sexta-feira (01).
Munidos dos materiais necessários e das bases para a projeção local, os jovens embarcaram rumo ao sítio ainda nas primeiras horas da manhã. A empolgação por vivenciar o dia em meio à natureza e, ainda, por vislumbrar o resultado de meses de estudos preenchia os estudantes de expectativa. Portanto, chegando ao local, os esforços coletivos se concentraram em iniciar as baterias de lançamento, que aconteciam de forma simultânea. Ou seja, pequenos grupos se dedicavam a projetar foguetes na horizontal – previamente construídos com base em conceitos físicos – enquanto os demais grupos construíam os que seriam projetados na vertical.
Os foguetes lançados na vertical, por sua vez, são resultado de reações químicas que liberam gás carbônico. Por ser relativamente mais simples, sua confecção foi realizada momentos antes do lançamento. “Basicamente, o desafio dos estudantes é fazer uma reação química liberar gás carbônico dentro do litro para criar pressão. Quando o recipiente não suporta mais, o gás é liberado e o foguete voa”, enfatiza a professora de Química, Alânia Fior.
Ao visualizarem suas produções riscando o céu – fossem elas parametrizadas por segundos que se mantinham nas alturas ou em metros transcorridos -, os estudantes vibravam de alegria, visto que a experiência significou uma positiva construção de saberes. Além disso, celebravam a conquista interagindo uns com os outros, reforçando os laços de amizade e se despedindo do Ensino Fundamental II com atividades recreativas, entre as quais se incluiu um almoço ao ar livre.