Figuras maternas passam de espectadoras a protagonistas em vivências que proporcionaram cumplicidade e amorosidade junto aos filhos
25 de maio de 2023 Notícias, Portal

Durante duas semanas, o Colégio Notre Dame acolheu com sensibilidade aquelas que se dedicam na sublime missão de zelar por uma vida

À medida em que os filhos principiam a vida escolar, elas precisaram ressignificar o período em que se dedicaram inteiramente a eles, sendo especialmente colo. Afinal, agora, é possível permitir a autonomia e a construção dos laços em um ambiente seguro e aconchegado de saberes. Para tanto, foram as demonstrações de afeto que permearam momentos de conforto e cuidado entre mães e filhos, durante as homenagens alusivas ao Dia das Mães, no Colégio Notre Dame.

Norteadas pelo tema “Vivências com quem me cuida”, as responsáveis das crianças matriculadas na Educação Infantil foram acolhidas pela coordenação pedagógica e Pastoral Escolar, na Capela do educandário. No intuito de sensibilizá-las, elas foram primeiramente convidadas a silenciar e, de forma reflexiva, tiveram os pensamentos conduzidos à contemplação da responsabilidade e do amor que são intrínsecos na missão de zelar por uma vida.

Após, elas foram direcionadas para o ambiente escolar dos filhos, onde a expectativa do encontro materializou-se nos abraços largos, nos gestos emocionados e na interação com outras figuras maternas. Ao longo da semana que antecedeu a data comemorativa, as mães vivenciaram as homenagens de multimodo: histórias foram contadas, algumas mãos se coloriram com tinta, enquanto outras manusearam ingredientes para montar apetitosas pizzas. Em meio a todas essas experiências, os olhos das mamães deram vasão aos sentimentos mais puros que provinham do seu íntimo.

Para demonstrar o quão especial são suas figuras maternas, as crianças inscritas no Integral Notre Dame foram convidadas a realizar uma apresentação na língua adicional, o inglês. A homenagem foi a ocasião propícia para externar todo o carinho e os conhecimentos construídos pelos educandos na oficina de Língua Inglesa. Versos musicais entoados pelas vozes infantis exaltaram as homenageadas que, comovidas, dedicavam-se em assistir e registrar cada instante.

As mães dos educandos do Ensino Fundamental I também vivenciaram profundas experiências na companhia dos filhos. Momentos de espiritualidade as prepararam e, entusiasmadas, elas percorreram os corredores do Colégio Notre Dame, alcançando os ambientes de aprendizagem onde canções e coreografias foram reproduzidas com esmero, convidando-as ao riso e às lágrimas.

Na tentativa de traduzir emoções em gestos, tendo nas flores a representação perfeita do ser materno, os educandos matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental I demonstraram todo o afeto que nutrem às homenageadas, por meio de apresentações musicais. À frente de suas figuras maternas, eles transmitiram de forma autêntica a admiração que sentem pelas mães que, emocionadas, deixaram-se encantar pela melodia interpretada.

Os estudantes do 4º Ano, por sua vez, expressaram seus sentimentos por meio da escrita. Com homenagens que perpassaram melodias, palavras manuscritas e afetos, os estudantes do Ensino Fundamental I vivenciaram, ainda, minutos de aprendizagem lúdica na companhia das suas responsáveis, em suas salas de aula.

Para aqueles que, neste ano, se despedem do Ensino Fundamental I, foi o Sítio São Miguel que serviu de cenário à integração e à afetividade. Planejada para ser de homenagens, a manhã do sábado (20) teceu vivências e memórias, enaltecendo as mamães. Convidadas a participar de atividades esportivas, musicais e até mesmo sensoriais na companhia daqueles que lhes deram o título mais significativo, elas dedicaram-se em curtir cada experiência com cumplicidade: seja assistindo às apresentações, exercitando-se, ou brincando e recebendo o afago dos filhos.

Os educandos matriculados no 6º Ano do Ensino Fundamental II renderam graças às suas figuras maternas, enquanto elas vislumbravam um altar transformado em jardim, no espaço sagrado da capela. Mesmo local que, motivadas pelos sentimentos grafados em folhas pelos estudantes do 7º e 8º Ano, elas depositaram sua comoção, fé e admiração pelos presentes.

Tal cumplicidade também ficou evidente, à medida que os estudantes do 9º Ano revelavam às homenageadas tudo o que lhes era mantido em segredo até então. Com a exibição de um vídeo tocante, impulsionadas também pela leitura de palavras de carinho e a execução de uma canção, as mães foram impelidas a ficar ainda mais próximas dos filhos entre mãos dadas e afetos espontâneos. Por fim, desfrutando da espiritualidade peculiar da capela do Colégio Notre Dame, mães e filhos abençoaram um ao outro.

Veja a galeria de fotos das homenagens

  • Colégio Notre Dame Passo Fundo