No ano do centésimo aniversário da instituição de ensino, a comunidade educativa reuniu-se para comemorar o tradicional festejo popular do mês e o jubileu
É no mês de junho que uma das festividades brasileiras mais tradicionais ganha destaque: a festa junina. Apreciada por milhares de pessoas, a celebração reúne sabores, cores e brincadeiras, com significados que interligam a cultura e a religião. Ademais, vivenciando o ápice das suas comemorações jubilares, o aniversário do Colégio Notre Dame coincide com a época dessa manifestação popular, fazendo dela uma oportunidade para exaltar o clima alegre que vem sendo nutrido por sua comunidade escolar, desde a abertura dos eventos alusivos aos 100 anos iniciada em agosto de 2022.
Para tanto, na tarde do sábado (10), a comunidade escolar pôde ocupar o educandário e usufruir de sua estrutura, a qual foi preparada, intencionalmente, para acolher a todos com muita alegria. O ambiente, convidativo até mesmo pelo clima levemente aquecido e atípico para a atual estação, manteve o pátio do Colégio ainda mais agradável às famílias, que fizeram questão de participar dos festejos juninos.
Atraídos pelas apresentações artísticas, protagonizadas pelas crianças matriculadas do Maternal II da Educação Infantil ao 4º Ano do Ensino Fundamental I, os familiares logo se posicionaram diante da quadra esportiva na expectativa de assistir aos passos ensaiados e as mais singelas demonstrações afetivas e culturais dos educandos. Meninas e meninos, por sua vez, ocuparam seus lugares perante os olhares atentos do público e, à medida que as educadoras demonstravam as danças, eles davam forma ao ritmo coreografado, colorindo os movimentos com seus trajes juninos.
Além das canções apresentadas, próprias da festividade, entre um verso musical e outro, era possível ouvir os estalinhos que, ao alcançarem o chão, proporcionavam ainda mais diversão às crianças. Essa, entre outras brincadeiras populares como, por exemplo, a pescaria junina, contribuíram para realçar o tom lúdico da festa. As comidas típicas dos festejos também foram servidas à comunidade educativa nas diversas barraquinhas dispostas pelo pátio, permitindo aos presentes degustarem da canjica, da pipoca, do quentinho e de doces variados. A festa junina deste ano encerrou a “Semana do Colégio”, na qual as comemorações alusivas ao aniversário da instituição de ensino foram intensificadas.