Fazendo Arte: ação pedagógica incentiva habilidades artísticas e culturais na Pré-Escola I
16 de dezembro de 2025 Notícias, Portal

Desenvolvidos ao longo do segundo semestre, conhecimentos sobre artes plásticas foram socializados com os familiares em exposição

Além de um espaço de aprendizagem e desenvolvimento, o Colégio Notre Dame também é local de brincar, experienciar e descobrir. Na Educação Infantil, em especial, tais possibilidades de explorar o meio e as próprias potencialidades são amparadas, por exemplo, pela valorização da arte e da cultura. Por isso, as crianças são incentivadas ao exercício de suas habilidades artísticas e culturais, formando-se como seres criativos, sensíveis, críticos e capazes de apreciar a diversidade e a riqueza cultural. 

Para tanto, a instituição de ensino realiza a ação pedagógica “Fazendo Arte”. Voltada à Pré-escola I e englobada no projeto institucional da etapa de ensino, intitulado “Ser feliz brincando: a grande jornada”, a iniciativa promove aprendizagens voltadas ao reconhecimento de artistas plásticos e das particularidades de suas obras. 

Leonardo da Vinci, Tarsila do Amaral, Edouard Monet, Vincent Van Gogh, Alfredo Volpi e Ivan Cruz estão entre as personalidades cujo estilo singular de pintar foi identificado pelos educandos, neste segundo semestre letivo – período em que também realizaram visita de estudos ao Museu de Artes Visuais Ruth Schneider. Desse modo, como enfatiza a coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Márcia Scortegagna, objetiva-se contribuir com a construção de um amplo e valioso repertório cultural. “Os conhecimentos e o bom gosto, eles irão levar para a vida deles”, afirma.

Além disso, como a arte tem papel fundamental no desenvolvimento da imaginação, os pequenos estudantes são estimulados a expressá-la, também, com tintas e pincéis. Conforme esclarece Márcia, isso ocorre porque, a partir dos quatro anos de idade, as crianças ingressam em um grande momento de exploração do mundo e dos elementos que compõem a vida, representando-os com a unicidade das suas percepções. Nesse contexto, prossegue a educadora, a arte revela-se por meio de grafismos. 

Foram eles que os familiares de educandos da Pré-escola I puderam prestigiar, como culminância da ação pedagógica. Durante a exposição composta por releituras de obras emblemáticas – como “O Grito”, de Edvard Munch, “Os Girassóis”, de Van Gogh, “Monalisa”, de Leonardo da Vinci, e “Autorretrato”, de Tarsila do Amaral -, os visitantes ainda foram convidados à produção artística coletiva. Desse modo, reconheceram como, mais que despertar nas crianças o olhar e o interesse sobre a arte, a iniciativa aprimora a autoconfiança, a sensibilidade, o pensamento crítico, a comunicação, a coordenação motora e a cognição, viabilizando a construção de competências significativas para o mundo contemporâneo. 

Confira a galeria de fotos:

  • Colégio Notre Dame Passo Fundo