Saberes científicos são construídos à medida que os educandos adquirem uma nova língua de instrução
Será que a água pode transformar-se em gelo sem precisar submeter-se às baixas temperaturas de um congelador? Pois, durante as aulas de Science, os educandos do 1º Ano do Ensino Fundamental responderam, na prática, a essa questão. Afinal, utilizando-se da Cozinha Experimental e do Laboratório de Química do Colégio Notre Dame, as crianças participaram de práticas que lhes permitiram compreender as características particulares a cada estado físico da matéria.
Após terem observado o derretimento de cubos de gelo, os educandos constataram ser possível fazer o processo inverso. Mas, para tanto, sequer aproximaram-se de um refrigerador, uma vez que lhes bastou o preparo de uma solução concentrada de acetato de sódio para que pudessem verificar, instantaneamente, a transição do estado líquido para o sólido.
Complementando o estudo acerca das propriedades da matéria, o qual se dá no âmbito do currículo bilíngue adotado pela instituição de ensino, o experimento oportunizou que as crianças constatassem como, ao serem solidificados, os líquidos assumem a forma do recipiente em que estão acondicionados.
Currículo Bilíngue:
Ofertado na Pré-escola e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por meio de parceria firmada entre a Rede de Educação Notre Dame e o Be – Billingual Education, tal currículo pressupõe a formação de cidadãos globais. Para isso, fomenta a construção de saberes científicos à medida que favorece a aquisição de uma segunda língua de instrução, por meio de aulas ministradas em Inglês e amparadas na experimentação.