Educandos divertiram-se com a programação que propôs atividades nos espaços escolares e junto à natureza.
São elas, as férias, que chegam após um ano letivo repleto de dinâmicas e novos saberes, permitindo às crianças experimentarem seu tempo livre desprendidas da rotina escolar. Isso porque, a pausa das atividades acadêmicas também é essencial para o desenvolvimento infantil à medida que constrói incontáveis maneiras de se aprender brincando.
A exemplo disso, a Super Férias Notre Dame ofereceu aos educandos matriculados na Educação Infantil ao 4º Ano do Ensino Fundamental I vivências enriquecedoras, oportunizando a eles potencializar suas habilidades e competências socioemocionais e, ainda, explorar de maneira divertida os espaços escolares.
Acolhidos e acompanhados pela equipe pedagógica e pelos personagens animados que ilustram a programação, os inscritos na edição de verão da colônia de férias do Colégio Notre Dame experienciaram, diariamente, o livre brincar. Na ensolarada segunda-feira (23) uma gincana aquática refrescou e divertiu as crianças. Além disso, a brincadeira intitulada “torta na cara” testou os conhecimentos infantis e suscitou risos nos participantes.
No dia seguinte (24), por sua vez, os inscritos foram desafiados a aprender coreografias de músicas animadas e a expressarem-se livremente ao ritmo da dança, durante a oficina de Fitdance. Já o clima veranil da quarta-feira (25) foi propício para um passeio na sede campestre do Colégio Notre Dame. No Sítio São Miguel, as crianças realizaram brincadeiras com água e sabão, utilizando, inclusive, uma lona para escorregar. A quinta-feira (26) foi dedicada aos esportes e à culinária, uma vez que os participantes praticaram jogos variados e degustaram um delicioso prato doce feito na cozinha experimental da instituição. A sexta-feira (27) findou a primeira semana da Super Férias com muita recreação nos brinquedos infláveis e, ao final, a entrega de um sorvete reconfortou um pouco do calor típico das tardes de janeiro.
Na segunda semana, a programação da colônia de férias propôs desafios cognitivos e sensoriais. Por meio das oficinas com jogos de tabuleiro, da pintura com gelo colorido e das atividades com massa de modelar, as crianças viveram momentos de aprendizagem e ludicidade ar livre. Além disso, na terça-feira (31), os inscritos na Super Férias fizeram uso da tecnologia para realizar as brincadeiras. Em contato com mini drones, eles aprenderam noções de como manusear tais dispositivos à medida que se divertiram ao pilotar o aparelho. Na quarta-feira (01) foi a vez dos movimentos do Taekwondo encantar às crianças. Dispostas a aprenderem a arte marcial coreana, os saltos e demais técnicas propostas pelos educadores físicos fizeram com que os inscritos aprimorassem a coordenação motora e a concentração enquanto se exercitavam.
Na sexta-feira (03), uma oficina de teatro inspirou os pequenos ao desenvolvimento da expressão e da criatividade, enquanto fez surgir gargalhadas e suspiros de alegria diante da ludicidade da linguagem artística.
Por fim, a última semana da colônia de férias reservou aos participantes o contato com as mais variadas formas de arte. Entre elas, as crianças foram convidadas às práticas circenses, exercitando técnicas de equilíbrio, desenvoltura e sociabilidade com o uso de tecidos, pratos e bolinhas. Os participantes também realizaram exercícios com o método Super Cérebro, desenvolvendo suas competências socioemocionais e de cognição, como o cooperativismo e a liderança, a concentração e a memória.
Sensibilizadas pelo colorido das tintas, as crianças deram forma à criatividade ao divertirem-se no pátio do educandário. Durante a oficina de Pintura, elas coloriram a calçada e também utilizaram o próprio corpo como instrumento do fazer criativo. Na sexta-feira (10), último dia da colônia de férias, os inscritos experimentaram mais momentos recreativos no Sítio São Miguel e findaram o período com alegria e diversão em meio às brincadeiras aquáticas.
A próxima edição da Super Férias Notre Dame irá ocorrer no recesso letivo de julho, propondo uma programação de inverno a ser desenvolvida com os inscritos.