No dia 18 de junho desse ano, o Vaticano publicou um documento intitulado “Laudato Si – Sobre o cuidado da casa comum”. O texto, escrito pelo Papa Francisco, é dividido em seis capítulos que versam sobre a mudança climática, a dívida e a crise ecológica, a questão da água, e, também, sobre o novo estilo de vida que deve ser adotado pelo homem.
Com o documento, o Papa busca fazer com que as pessoas e as instituições reflitam sobre o cuidado com o meio ambiente. Por isso, ao longo do seu texto, ele convida a ouvir os gemidos da criação, exortando todos a uma conversão ecológica e a assumir a responsabilidade de um compromisso para o “cuidado da casa comum”.
Conciliando a encíclica do Papa ao estudo dos conteúdos programáticos do segmento na disciplina de Geografia, os estudantes matriculados no 5º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame realizaram um trabalho de pesquisa sobre os biomas brasileiros.
Divididos em grupos, eles buscaram informações sobre a Amazônia, o cerrado, a caatinga, a Mata Atlântica, o pantanal e o pampa, a fim de descobrir por que os seis biomas presentes no país estão desaparecendo e o que as pessoas podem fazer para preservá-los. Com os dados levantados, os estudantes confeccionaram cartazes, que seguem expostos nos corredores da instituição de ensino.
A atividade, de acordo com a educadora Cristiane Isele, objetivou conscientizar os educandos sobre a importância da preservação do meio ambiente e da sua diversidade, para que, como pede o Papa em sua encíclica, cada um assuma a responsabilidade de cuidar do planeta.