Estudantes refletem sobre o tema da Campanha da Fraternidade
8 de março de 2017 Notícias, Portal

“Se a gente não cuidar da natureza, ela também não vai cuidar da gente. Vai parar de nos dar água, comida e tudo mais”. A afirmação de Letícia Moreira evidencia que a consciência a respeito da necessária preservação da biodiversidade já é fomentada entre os estudantes matriculados no 2º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame.

Isso porque, se, normalmente, a instituição de ensino já propõe a construção de saberes capazes de levar os educandos a refletir sobre seus comportamentos e valores e de estimulá-los a assumir Notre-Dame (27)responsabilidades com o cuidado do planeta, em 2017, a Educação Ecológica – elencada como um diferencial do Ensino Fundamental na Rede de Educação Notre Dame – é intensificada, graças à Campanha da Fraternidade, que tem como tema “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”.

Inspirada pelo seu lema – “Cultivar e Guardar a Criação”, uma atividade prática, por exemplo, envolveu Letícia e os colegas, na sexta-feira (03). Um dia após terem reconhecido os diferentes biomas presentes no território nacional e terem compreendido como podem promover relações respeitosas com a vida, com o meio ambiente e com a cultura dos povos que neles vivem, os educandos leram a obra “A Menina das Borboletas”.Notre-Dame (39)

Escrita por Roberto Caldas, a narrativa – de uma menina que cultiva uma flor e, com a ajuda de borboletas, consegue manter sua planta a salvo da ação de quem não se preocupa com a sua preservação – serviu como motivação para o plantio de feijões. Em um recipiente plástico, os educandos depositaram a terra e as sementes, que deverão regar e cuidar, ao longo das próximas semanas.

Dessa forma, afirma a educadora Cristiane Isele, as crianças vão perceber a necessidade do cuidado para a preservação da vida, tornando-se multiplicadores da conscientização proposta pela Campanha da Fraternidade. “Cuidando das sementes que, em breve, devem germinar, os estudantes sentem-se engajados à Campanha e tornam-se responsáveis pela disseminação do seu convite para que Notre-Dame (3)avaliemos nossa relação com os bens naturais”, explica.

Campanha também foi apresentada aos demais estudantes do Ensino Fundamental I:

Reunidos no Espaço Multiuso do Colégio Notre Dame, assim como os educandos de 2º Ano, os demais matriculados no Ensino Fundamental I também participaram de momento de esclarecimento acerca do que configura um bioma, quais são os compreendidos no território brasileiro e o que caracteriza cada um deles. Na tarde de quinta-feira (02) e na manhã de sexta (03), orientados por Irmã Janete Girelli, eles, também, compartilharam sugestões sobre como preservar a biodiversidade e assistiram a filme de animação que indica posturas ecologicamente responsáveis.

Veja mais fotos:

  • Colégio Notre Dame Passo Fundo