A fim de oportunizar um momento de reflexão acerca das mudanças sociais, emocionais e psicológicas da adolescência, os educandos matriculados no Ensino Fundamental II do Colégio Notre Dame foram convidados a compartilhar, durante encontros virtuais, seus sentimentos e suas angústias em relação a essa fase da vida.
“É um período de maior conflito, que exige que saibam gerenciar suas emoções e seus sentimentos de forma inteligente, tendo consciência de si para lidar com as situações que se apresentam”, justifica a psicopedagoga escolar, Daniella Maciel – responsável, também, por esmiuçar a eles as transformações características desse etapa, comumente divida em três momentos: adolescência inicial, intermediária e final. “Conversamos, de uma forma leve e aberta, sobre as alterações nos papéis sociais e a construção da própria identidade. Afinal, nessa fase, eles deixam de ser crianças e passam a ter novas responsabilidades”, pontua a profissional.
Os estudantes do 8º Ano, sob a orientação da docente de Ciências, Marcela Becegatto, também construíram novos saberes sobre as alterações fisiológicas características da adolescência – mudanças que alteram a percepção de si e do outro, frequentemente, impactando as relações com a família. Por isso, frisa a psicopedagoga, é tão importante o fortalecimento dos vínculos afetivos, especialmente com os pais.