Estudantes Notre Dame vencem primeira fase da Olimpíada de Robótica Educativa Livre
12 de junho de 2017 Notícias, Portal

Durante a primeira fase da 5ª Olimpíada de Robótica Educacional Livre, disputada no sábado (03), estudantes matriculados no 9º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame conquistaram a melhor colocação entre as equipes competidoras. Promovida pelo Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo (UPF), esta edição da disputa – que objetiva aproximar estudantes da Robótica, desmistificando a ideia de que ela é complexa e inacessível – reuniu 11 times.

Em sua prova inicial, os educandos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de instituições de ensino de Passo Fundo e da região foram desafiados a construir um carrinho, utilizando um motor extraído de um drive de CD-ROM. Os protótipos, que deveriam estar prontos antes do embate entre as equipes, tiveram sua confecção orientada por integrantes do Grupo de Pesquisa em Inclusão Digital (Gepid). Além de ministrar oficinas, os graduandos cederam os materiais necessários à confecção do equipamento.

Na manhã em que foi disputada a primeira etapa da Olimpíada, os protótipos foram submetidos a três provas de deslocamento. Na primeira, deveriam percorrer 4 metros no menor tempo possível. Posteriormente, precisavam percorrer a mesma distância, carregando um objeto de, aproximadamente, 130 gramas. Por último, percorreram os 4 metros, passando por uma rampa.

O equipamento confeccionado pelos estudantes Ana Cláudia Belcamino, André Santana, Eduardo Bedin, Fábio Siqueira e Pedro Renner, educandos do Colégio Notre Dame, obteve o melhor desempenho na soma das três provas. Além disso, ganhou um bônus pela criatividade. Desse modo, a equipe conquistou o primeiro lugar da fase.

De acordo com a educadora responsável pelas aulas da disciplina de Matemática e orientadora da equipe, Caroline Saugo, o envolvimento em eventos como este é positivo, pois possibilita que os estudantes ampliem sua visão de mundo e contribui para melhorar o seu desempenho escolar. “Eles assumem uma postura mais participativa durante as aulas e mostram-se mais interessados pelas disciplinas, especialmente a de Matemática – que é sua principal aliada para competir na Olimpíada”, comenta.

  • Colégio Notre Dame Passo Fundo