No dia em que as instituições de Ensino Básico e Superior públicas e privadas se mobilizaram contra o Aedes aegypti, a fim de incluir suas comunidades educativas nas ações de combate ao inseto e de prevenção às doenças transmitidas por ele – Dengue, Febre Chikungunya e Zika -, a Escola Notre Dame Menino Jesus convidou seus estudantes a serem multiplicadores da conscientização.
Nesta sexta-feira (19), quando a Mobilização Nacional da Educação-Zika Zero foi realizada, os estudantes de 1º Ano do Ensino Fundamental da instituição de ensino Notre Dame participaram de atividades de pesquisa e de orientação que resultaram no conhecimento socializado com os estudantes dos demais segmentos do turno vespertino. Após terem buscado informações sobre o Aedes aegypti e como se dá a sua proliferação, além de terem assistido atentamente às demonstrações das educadoras responsáveis sobre como se proteger do inseto e como erradicar possíveis criadouros do mosquito, as crianças visitaram as demais salas de aula, onde incentivaram os colegas a serem vigilantes e a alertar seus familiares.
Os educandos ainda participaram de uma busca, nos arredores da instituição de ensino, por locais onde a fêmea do Aedes aegypti pode depositar seus ovos. Pratinhos de vasos de planta, lixeiras, baldes, ralos, garrafas, pneus e até brinquedos que pudessem servir como criadouros para as larvas do mosquito, acumulando água, foram procurados e removidos pelas crianças, acompanhadas de suas educadoras.
Além das atividades realizadas no dia da mobilização nacional, a Rede de Educação Notre Dame, para o início do ano letivo, dispôs, nas salas de aula e nos espaços de convivência de suas instituições de ensino, cartazes informativos sobre o combate ao inseto transmissor das três doenças.