O som das teclas sendo continuamente pressionadas, tão incomum às aulas de Educação Física, ditava um novo ritmo de aprendizagem. Afinal, utilizando a tecnologia para construir o próprio conhecimento, os estudantes matriculados na 2ª e na 3ª Série do Ensino Médio foram desafiados a desenvolver websites e aplicativos voltados à promoção de hábitos saudáveis.
Para isso, dispuseram dos recursos oferecidos pelo Laboratório de Informática do Colégio Notre Dame – espaço no qual, em 5 de julho, testaram as ferramentas criadas e publicaram conteúdos elaborados a partir de orientações de profissionais que atuam na área da saúde.
Após dedicarem-se à primeira etapa do projeto, os adolescentes, então, voltaram-se à organização de palestras acerca das temáticas abordadas nas suas plataformas, de modo que o conteúdo, já aprofundado para ser disponibilizado por meio das telas, fosse exposto aos colegas por especialistas.
Convidada pelos adolescentes, a nutricionista Rafaela Lesseux destacou, em 16 de julho, os benefícios de se manter uma alimentação equilibrada, alertando os estudantes a respeito dos transtornos alimentares mais comuns e da importância de buscar acompanhamento profissional. Na mesma data, os educadores físicos Rafael Bergonsi e Ádara Zulianello salientaram, especialmente, o potencial benéfico do Crossfit – treinamento que une levantamento de peso olímpico, ginástica, atletismo e outras modalidades, em atividades de alta intensidade.
O incentivo à prática de exercícios inspirou, igualmente, a fala da educadora física e atleta da equipe de voleibol BSBios/UPF, Jordana Jandrey. As orientações indicadas pela profissional, em 19 de julho, foram complementadas por aquelas fornecidas pela nutricionista Gabriele Botesini, que assinalou a necessidade de aliar a atividade física a uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes. Por fim, os educandos prestigiaram a palestra da farmacêutica e especialista em nutrição esportiva, Carolina de Almeida, que, além de evidenciar a relação entre alimentação e fortalecimento muscular, compartilhou suas experiências como atleta de fisiculturismo.
Após o recesso escolar, os estudantes darão continuidade ao projeto, disponibilizando os websites e aplicativos para acesso público, o que, conforme a docente de Educação Física, Elisangela Alessio Rubert, objetiva que o incentivo à busca pelo bem-estar físico e emocional transcenda os limites da escola.