Atividade Diversificada desenvolvida na disciplina de Matemática possibilitou a aproximação com a prática
A partir de Atividade Diversificada – uma das formas de avaliação adotadas trimestralmente pelo Colégio Notre Dame – os estudantes Ana Beatriz Xavier, Arthur Zabot, João Pedro Ely, Luana Quadros e Lucas Fachinetto descobriram a aptidão que resultou em premiação na 4ª Olimpíada de Programação de Computadores para Estudantes do Ensino Fundamental, realizada no sábado (28), na Universidade de Passo Fundo. Na competição, que utiliza o Scratch – uma plataforma de introdução à prática – como ferramenta e é realizada pelo grupo de pesquisa e de projetos de extensão da instituição de Ensino Superior, com apoio da Prefeitura Municipal e da 7ª Coordenadoria Regional de Educação, eles conquistaram a segunda colocação, entre alunos de escolas privadas e públicas de toda a região norte do Rio Grande do Sul.
Priorizando o conhecimento lógico, em detrimento do de linguagens de programação de computadores, a plataforma possibilita que crianças a partir de oito anos já possam adentrar no universo de conceitos computacionais, pois, por meio da sua interface gráfica, permite que programas sejam desenvolvidos a partir de blocos de montar – cada um com um comando específico. Essa introdução à programação foi o desafio proposto aos estudantes de 8º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame que, em uma Atividade Diversificada, utilizaram o Scratch como recurso pedagógico.
A fim de reforçar os conhecimentos matemáticos, relacionados ao conteúdo de Geometria, e de exercitar o raciocínio lógico, de forma concreta e diferenciada, os educandos, após orientações iniciais sobre a plataforma e seus comandos, deveriam utilizá-la para solucionar tarefas de programação, como forma de avaliação.