Heloísa Macedo Dutra, matriculada no Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Passo Fundo, conquistou a segunda colocação na categoria Conectividade
Vinculado ao ato de aprender – o qual exige uma dedicação que ultrapassa o campo cognitivo, expandindo-se, até mesmo, às áreas afetivas e emocionais do indivíduo -, está o hábito da leitura, que propicia ao sujeito o aperfeiçoamento linguístico e a ampliação do seu repertório cultural, bem como estimula o raciocínio, a imaginação e a criatividade.
Tendo em vista a contribuição desse ato para a construção do saber, assim como o compromisso assumido com a formação para a cidadania global e, igualmente, com o desenvolvimento de competências essenciais à vida, as instituições de ensino Notre Dame têm no incentivo à prática leitora um dos seus pilares.
A Rede de Educação mantém, por exemplo, uma parceria com a maior plataforma de leitura digital do Brasil. Instituída há dois anos, ela disponibiliza aos diferentes partícipes do cotidiano escolar o acesso aos mais de 50 mil livros e audiolivros disponíveis na Árvore, proporcionando a esses entes os múltiplos benefícios do ler e, dessa maneira, colaborando com o alargamento da comunidade leitora.
Mais que disseminar o prazer em atravessar os limites de si mesmo e da realidade intimamente conhecida, por meio das narrativas, a plataforma ainda se ajusta às tendências contemporâneas, apropriando-se da gamificação como estratégia de formação leitora. Exemplo disso é a Olimpíada Árvore.
Propondo desafios ligados a diversos livros e gêneros literários, bem como à utilização dos vários recursos disponibilizados na plataforma, a dinâmica impeliu os inscritos a rememorarem os títulos lidos a fim de indicá-los a outros usuários, além de terem mensurado seu tempo de dedicação às páginas virtuais. Avaliados de 4 de setembro a 11 de outubro, eles concorreriam, então, a premiações nas modalidades: Leitura, Curiosidade, Coletividade e Conectividade.
Foi na última delas que Heloísa Macedo Dutra, estudante do 5° Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Passo Fundo, obteve o segundo melhor desempenho entre os participantes da sua etapa de ensino. Para tanto, despendeu horas às edições da Qualé – a única revista jornalística para crianças e jovens do País.
No transcorrer da competição, a educanda também selecionou 124 títulos. Em meio a eles estão “O Menino Maluquinho”, de autoria de Ziraldo, “O Corcunda de Notre Dame”, de Victor Hugo, e “O Mágico de Oz”, de L. Frank Baum. Seu predileto, no entanto, é “Capitão Oxente – o herói da nossa gente”.
Incentivada à leitura desde os seus primeiros anos de vida, também por influência da família que, desde então, a muniu com exemplares, Heloísa reconhece como a disputa, que a premiou com medalha e kit exclusivo da revista Qualé, tornou tal hábito ainda mais atrativo.