Estimulo ao hábito da leitura
10 de abril de 2015 Notícias, Portal

Projeto desenvolvido pelo Colégio Notre Dame homenageia os estudantes que mais leram livros durante o mês

A leitura estimula a criatividade, a imaginação, a inteligência e as capacidades verbal e de concentração. Com tantos benefícios, na Rede de Educação Notre Dame, ela é incentivada ainda na infância, quando a criança é colocada em contato com histórias contadas e obras literárias.

Com o objetivo de ser um elo entre a comunidade educativa e os livros, a Rede de Educação desenvolve há 3 anos o Projeto de Leitura, que consiste na leitura periódica de livros e na socialização da narrativa, de acordo com a faixa etária dos participantes. O projeto é realizado pelos estudantes, educadores e pelos pais de educandos.

Pensando em estimular ainda mais, em seus estudantes, a paixão pelos livros, o Colégio Notre Dame, desenvolve o projeto “Leitor do Mês”, que reconhece e homenageia, mensalmente, o educando que mais procurou a Biblioteca Geral da instituição de ensino para a retirada de títulos do acervo. Todos os estudantes entre o 5º Ano do Ensino Fundamental até a 3º Série do Ensino Médio participam do levantamento, cuja premiação ocorre no início do mês seguinte.

No mês de março, o título de “Leitor do Mês” foi dado ao estudante Solano Battisti, do 5º Ano do Ensino Fundamental. No período, o menino, que tem apenas 10 anos, pegou 15 livros emprestados da Biblioteca Ir. Maria Gregórie. Entre as obras preferidas do leitor estão as coletâneas “Diário de um Banana” e “Zac Power”. “Eu gosto muito de ler e fiquei feliz com o reconhecimento. Quando leio, é como se eu fosse um personagem da história”, conta o estudante.

Como prêmio por sua dedicação à leitura, Solano foi presenteado com um kit composto por marca-páginas, cartão, caderno personalizado e doces, além de ser homenageado em uma cerimônia que reuniu sua turma.

Conforme a assistente de biblioteca, Caroline De Ávila, o projeto e a homenagem objetivam gerar ainda mais o gosto e a vontade pela leitura, através do exemplo dos próprios estudantes. “Buscamos valorizar o estudante que tem o hábito de ler e estimular os outros para que leiam mais”, destaca.

 

  • Colégio Notre Dame Passo Fundo