Em reuniões, responsáveis são orientados sobre as diferentes fases da vida dos estudantes
29 de março de 2016 Notícias, Portal

Como um processo de transformação contínuo, o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes apresenta, a cada etapa do crescimento, novos desafios aos responsáveis por eles. Reuniões de Pais (9)Por isso, nas mais diversas fases da vida dos estudantes, o Colégio Notre Dame busca dar subsídios técnicos e oferecer acompanhamento psicológico aos familiares para que enfrentem, com conhecimento e serenidade, os períodos de transformação, afirma a psicopedagoga escolar, Daniella Maciel.

Transmitir informações sobre os comportamentos comuns às novas fases vivenciadas pelos educandos e orientar os responsáveis acerca de como manejá-los foram, justamente, os objetivos das reuniões de pais realizadas no início deste ano letivo pela instituição de ensino e prestigiadas pelos familiares de estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Reunidos no auditório do Colégio, em momentos distintos, além de conhecer os educadores que vão conduzir os processos de ensino e de aprendizagem do segmento em que os estudantes estão matriculados e as coordenações educacional e pedagógica responsáveis pelas turmas, os familiares refletiram sobre desafios específicos da fase de crescimento com a qual já se deparam ou, em breve, vão deparar-se.

Reuniões de Pais (10)Enquanto a pré-adolescência, o aumento da autonomia e seus reflexos sobre o estudo foram os temas abordados pela psicopedagoga Mariza de Medeiros, no encontro com os responsáveis pelos educandos de 5º e 6º Ano do Ensino Fundamental, a entrada na adolescência foi o foco da conversa da, também, psicopedagoga Eleandra Alievi, com os familiares dos demais segmentos do Ensino Fundamental II. A necessidade de estabelecer uma rotina na qual a dedicação à revisão dos conteúdos escolares divida o tempo com o convívio social e com os interesses culturais, de lazer e esportivos, no momento em que os estudantes buscam pela sua própria identidade, foi o assunto explorado por Eleandra.  Já, os responsáveis pelos jovens matriculados no Ensino Médio, e eles mesmos, assistiram à palestra ministrada pela psicóloga Tatiana Gassen sobre a ansiedade naturalmente gerada pelo processo de escolha profissional, vivenciado tão intensamente pelos educandos nas séries finais do Ensino Básico.

Além das reflexões sobre como vivenciar e como auxiliar as crianças e adolescentes nas diferentes fases da vida, os familiares também foram convidados a participar do projeto “LeNDo e EscreveNDo na Escola: Uma Atitude Necessária e Sustentável”. Com o objetivo de formar leitores capazes de entender o mundo e de interpretar textos em diferentes plataformas, a iniciativa é desenvolvida há quatro anos nas instituições de ensino mantidas pela Rede de Educação Notre Dame. Por meio dela, o contato periódico com livros e a socialização das obras são estimulados entre estudantes e seus pais, educadores e colaboradores das escolas.

Reuniões de Pais (7)A partir de uma esquete teatral protagonizada pelos educandos inscritos na Atividades Extracurricular de Artes Cênicas, os responsáveis pelos estudantes matriculados em todos os segmentos de ensino foram convidados a envolverem-se com a iniciativa de fomento à leitura. Para isso, eles optaram, voluntariamente, por ler uma obra entre as indicadas pela instituição: “O Prisioneiro”, de Erico Veríssimo, “A Hora da Estrela”, escrita por Clarice Lispector, “Dom Casmurro”, romance de Machado de Assis, “São Bernardo”, de autoria de Graciliano Ramos e “Madame Bovary”, livro de Gustave Flaubert.

Nos próximos meses, a instituição de ensino pretende promover encontros entre os leitores de cada um dos títulos, a fim de que eles compartilhem as experiências de leitura da obra. Já, ao término do ano letivo, ela realiza um encontro no qual todo os inscritos vão refletir sobre as narrativas e sobre a sua participação no projeto.

Acesse a galeria de fotos:

  • Colégio Notre Dame Passo Fundo