Prestes a concluir o Ensino Básico, estudantes do Colégio Notre Dame homenageiam suas famílias
Quando versos há tanto conhecidos causaram o marejar nos olhos, mal sabiam eles que outras palavras tornariam a torrente de emoções tão incontrolável que, liquefeita, escorreria pela face. Afinal, a Semana Nacional da Família – celebrada pela Igreja Católica de 11 a 17 de agosto, em menção à vocação matrimonial – abarcou, no Colégio Notre Dame, um comovente momento de valorização dos mais estreitos laços criados ao longo da vida.
Idealizada pelos estudantes que, ao término deste ano letivo, devem despedir-se da vida escolar, a homenagem aos familiares foi a motivação para que centenas de pessoas enfrentassem a baixa temperatura da noite de quarta-feira (14), abrigando-se no auditório da instituição de ensino, onde seus corações seriam aquecidos, primeiramente, por canções de amor.
Entoadas com o timbre e o sentimento de cada concluinte do Ensino Médio, elas seguiram-se a uma reflexão proposta pela agente de Pastoral Escolar, Irmã Ismara Libardi, que culminou com o convite para que homenageados e homenageandos entrelaçassem as mãos, clamando a Deus que lhes empreste sabedoria e empatia para o convívio cotidiano.
Depois de unir suas vozes em um coral, os adolescentes aguardavam ansiosamente pelo instante em que os vocábulos grafados de próprio punho fossem revelados aos convidados, evidenciando a grandiosidade e a nobreza do que sentem por aqueles que, desde o primeiro contato, lhes dedicam devoção incondicional.
O que não esperavam, porém, era que as mãos que por incontáveis momentos foram o amparo seguro também tivessem traçado, certamente trêmulas de emoção, palavras capazes de descrever sensações, retomar memórias, manifestar confiança e, sobretudo, evidenciar o amor nutrido pelos jovens.
Após o transbordo da emoção em lágrimas, que se tornavam mais frequentes ao passo que a leitura progredia, os estudantes e seus familiares, em meio a prolongados abraços, foram convidados a saborear um coquetel – servido no próprio educandário.