Escrever e representar uma releitura da peça “Sonho de Uma Noite de Verão”, de William Shakespeare: esse foi o desafio proposto aos estudantes matriculados no 9º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame, em uma Atividade Diversificada que envolveu as disciplinas de Artes, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática.
Para cumpri-lo, os educandos, primeiramente, leram e interpretaram uma adaptação do clássico, escrita por Walcyr Carrasco. Além da leitura, outras atividades, também realizadas em sala de aula, deram aos adolescentes os subsídios para que, em turma, criassem a sua própria versão da comédia, escrita originalmente entre 1594 e 1596. Na disciplina de Língua Inglesa, por exemplo, eles pesquisaram sobre a cultura da Inglaterra, terra natal de Shakespeare. Já, nas aulas de História, estudaram as características do período em que se passa a narrativa. Enquanto isso, em Matemática, os estudantes conheceram os principais pensadores da Antiguidade, uma vez que diversos elementos da mitologia greco-romana podem ser identificados no roteiro, com o intuito de inserir os matemáticos e as descobertas feitas por eles nas suas releituras. Na disciplina de Língua Portuguesa, estudaram o Teatro, como gênero textual, e produziram o roteiro. Por fim, confeccionaram o cenário e o figurino que seriam utilizados na encenação, nas aulas de Artes.
O resultado de tamanho empenho foi apresentado ao público durante a manhã de 06 de julho. Para uma plateia formada por colegas, educadores e familiares, cada turma encenou, em até 40 minutos, a sua releitura da obra. As adaptações também foram apreciadas por júri técnico, que avaliou aspectos como interpretação, construção da narrativa, trilha sonora e figurino, com o intuito de escolher, ao término das representações, os vencedores nas categorias “Melhor Ator”, “Melhor Atriz”, “Melhor Roteiro”, “Melhor Peça” e “Melhor Sonoplastia”.