Durante a Semana Farroupilha, o uniforme escolar deu lugar às vestimentas típicas do peão e da prenda. Afinal, os educandos do Colégio Notre Dame foram convidados a demonstrar os sentimentos nutridos pelo Rio Grande do Sul.
Educação Infantil
À abertura dos festejos, por exemplo, os versos que enaltecem o orgulho em ser gaúcho ecoaram pelo pátio escolar, pois as crianças matriculadas na Educação Infantil uniram suas vozes para entoar o Hino Rio-grandense. Ainda na segunda-feira (13), aquelas que compõem as turmas da Pré-escola II aprofundaram saberes sobre símbolos do seu povo, tais como a bombacha, o churrasco e o chimarrão, a partir de um jogo de verdadeiro ou falso.
A programação também teve como palco a Cozinha Experimental da instituição de ensino. Afinal, oficinas culinárias oportunizaram o reconhecimento de ingredientes tradicionais, bem como de pratos típicos do estado. Na terça-feira (14), por exemplo, foram os educandos do Maternal III que frequentaram o espaço pedagógico, acompanhando o preparo do arroz carreteiro.
No dia seguinte, por sua vez, o ambiente foi visitado pelas crianças que compõem as turmas da Pré-escola I, possibilitando que elas se surpreendessem com a versatilidade da erva-mate. Oportunizando o exercício de noções matemáticas, como a de contagem e de representação numérica, além do aprimoramento da percepção gustativa, olfativa, tátil e visual, ela foi misturada às substâncias que dariam origem a um bolo.
Já na quinta-feira (16), a projeção visual dos símbolos da cultura gaúcha possibilitou que os educandos matriculados no Maternal II se sentissem impelidos a identificar as representações físicas da Bandeira Rio-grandense, do Cavalo Crioulo, da ave quero-quero, da erva-mate, da cuia de chimarrão e do churrasco, além das vestimentas típicas. Desse modo, a atividade permitiu que eles compreendessem a importância do sentido de identidade, valorizando suas raízes e despertando, de forma lúdica e prazerosa, o gosto pela tradição gaúcha.
No encerramento da programação alusiva à Semana Farroupilha, então, as crianças matriculadas no Maternal e na Pré-escola prestigiaram uma apresentação de música tradicionalista.
Ensino Fundamental I
Nos dias letivos que precederam a celebração do Dia do Gaúcho – comemorado em 20 de setembro -, as crianças matriculadas no 1º Ano participaram de uma oficina de lendas e empregaram suas habilidades artísticas para registrar os símbolos gaúchos. Além disso, emprestaram suas vozes para declamar poemas que enaltecem a cultura do Rio Grande do Sul.
Os educandos matriculados do 2º ao 4º Ano, por sua vez, participaram de uma conversa virtual com o comerciante Luciano Gradaschi, a fim de conhecer como se dá o processo de fabricação dos calçados que compõem a indumentária gaúcha.
Posteriormente, em consonância com os estudos realizados acerca do processo de povoamento do Rio Grande do Sul, aqueles que compõem as turmas do 4º Ano assistiram a uma palestra ministrada pelo educador de História e coordenador educacional do Colégio Notre Dame, Maurício Paim. Por meio do diálogo, eles puderam aprofundar saberes sobre os acontecimentos que marcaram a construção e o desenvolvimento do estado.
Na quinta-feira (16), por sua vez, os estudantes empreenderam estudos sobre a erva-mate. Depois de descobrirem a que remonta o costume de utilizá-la, conhecendo os hábitos dos povos originários desta região do Brasil, os educandos participaram de uma oficina de chimarrão – bebida que, característica do sul-rio-grandense, tem nas folhas e galhos da planta medicinal o seu principal ingrediente.
Realizada na Cozinha Experimental do Colégio Notre Dame e coordenada pela auxiliar da Biblioteca Infantil do educandário, Elisangela Schleder, a atividade prática também oportunizou que eles construíssem saberes sobre as propriedades da erva-mate, bem como os benefícios do seu consumo.
Ainda durante a programação festiva, todas as turmas foram convidadas a descobrir curiosidades históricas do estado ao visitar o Galpão instalado nas dependências escolares. O local também sediou um momento de confraternização entre os estudantes matriculados no 5º Ano do Ensino Fundamental.
Integral Notre Dame
As crianças matriculadas na atividade extracurricular oferecida em turno inverso ao ensino regular festejaram a Semana Farroupilha com um café de chaleira. Mais que se deliciarem com o costume cultuado pelos gaúchos, elas divertiram-se ao utilizar trajes típicos e dançar músicas tradicionalistas. A programação possibilitou, igualmente, que elas participassem de uma oficina culinária, na qual o arroz carreteiro foi o prato preparado.