Educadores Notre Dame são homenageados por seu zelo e pelo tempo de atuação profissional prestado à instituição de ensino centenária
18 de maio de 2023 Notícias, Portal

Dedicada à Santa Júlia Billiart e ao Educador Notre Dame, o mês de maio reserva no calendário da rede educativa uma data especial para homenagens e festejos

O dia 13 de maio está longe de ser uma data qualquer para todos aqueles que estão vinculados a obra educativa Notre Dame. Tal representatividade está intimamente ligada a origem da Congregação de Nossa Senhora, a qual, mesmo enfrentando desafios de expansão na geografia do tempo e do espaço, manteve sua estrutura sólida e atualizada. Isso porque, há mais de dois séculos, uma semente divina encontrou no coração da precursora francesa, Júlia Billiart ,um solo fértil para criar suas raízes e, posteriormente, frutificar. Assim, nascia em uma simples camponesa, educadora em sua essência, o sonho de transformar pessoas por meio da educação, da benevolência e da espiritualidade.

Júlia, talvez, nem imaginou que, conduzidos por missionárias da fé, seus ensinamentos atravessariam oceanos, continentes e séculos, servindo à formação integral de crianças e jovens e tornando-se fonte de inspiração para tantos educadores. E, por basear sua missão educacional nos preceitos dessa grande educadora, a Rede de Educação Notre Dame celebra neste mês de maio, também o trabalho, a dedicação e o comprometimento de seus professores, funcionários e colaboradores.

Além disso, a comemoração da Festa Litúrgica à precursora configurou com as celebrações do ano que marca o centenário da presença das Irmãs de Nossa Senhora no Brasil, bem como do aniversário de 100 anos do Colégio Notre Dame, sendo essa a mais antiga instituição de ensino fundada por suas pioneiras – religiosas alemãs que, em 1923, desprenderam-se de sua Pátria rumo ao desconhecido e, em terras brasileiras, edificaram esse legado.

Devido a amplitude das festividades, no sábado (06), os educadores reuniram-se para celebrar suas jornadas profissionais na capela – onde a espiritualidade materializa-se através de atos de fé e de devoção -, e, uma vez acolhidos, contemplaram seus feitos à medida que reconheciam seu zelo e pertencimento à comunidade educativa.

Nos momentos iniciais da celebração eucarística, todos foram convidados a voltar seus pensamentos à história da Congregação de Nossa Senhora no país. Para tanto, educadores adentraram ao espaço sagrado portando bandeiras, rumando seus passos em direção ao altar.

Perpassando os ritos litúrgicos, da leitura do evangelho até os cantos de louvor, estava a intenção de dimensionar aos homenageados a importância da sua missão no cotidiano do educandário. Em meio as preces, verbalizadas pelos próprios educadores, eles reconheciam os desígnios para permanecerem guiados sob o Carisma e os princípios Notre Dame, agindo com Bondade e Firmeza.

Após a missa, a Superiora Provincial da Província da Santa Cruz, Irmã Dirce Slaviero, dirigiu palavras aos presentes, elegendo o sentimento de gratidão como o principal motivo da celebração. “Este momento de louvor a Deus é para que as pessoas possam desabrochar na sua missão, na história Notre Dame. Sigam firme e gratos nesta caminhada.”, enfatizou a religiosa que, de maneira simbólica, foi homenageada com flores pelo administrador do Colégio Notre Dame, Fagner Vieira, num gesto de agradecimento expresso pelo trabalho realizado pelas Irmãs de Notre Dame.

Sendo essa a primeira das muitas homenagens suscitadas, a Direção Escolar evidenciou, em seguida, a trajetória da Irmã Anete que, há décadas, dedica seu talento artístico às atividades comemorativas da instituição de ensino. Na sala de pintura, ela continua manuseando pincéis e colorindo telas, as quais decoram e iluminam os ambientes do educandário. A religiosa adentrou na capela, sendo fortemente aplaudida pelos anos de dedicação e trabalho.

As ex-colaboradoras, Elbe Menegazzo e Carmem Terezinha Galvagni, que juntas somam 80 anos de trajetória profissional, também foram homenageadas, pois, seguem ofertando contribuições, hoje, como voluntárias no Colégio.

No ano em que os olhares se voltam particularmente atentos à história centenária da instituição educativa, a equipe diretiva prestou sua homenagem a todos aqueles que permanecem comprometidos com a Missão Notre Dame. Após serem presenteados com um lápis contendo uma semente em sua ponta – em alusão às que germinaram no coração de Santa Júlia -, todos foram chamados à frente para o recebimento de um troféu que descrevia o seu período de atuação no educandário.

Por fim, houve, ainda, um almoço comemorativo, onde os educadores puderam confraternizar e expressar seu sentimento de pertencimento com a história centenária do Colégio Notre Dame.

“Educar é, entre as obras divinas, a mais divina”.

Júlia Billiart

Veja as fotos da celebração

  • Colégio Notre Dame Passo Fundo