Educadora bilíngue da Rede de Educação é destaque por prática pedagógica desenvolvida com educandos Notre Dame
30 de agosto de 2023 Notícias, Portal

Evidenciando o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem, artigo escrito pela docente Daniele de Freitas Schuster é referenciado pela parceira Be

Conduzida pela proposta da pedagogia Notre Dame, a qual propõe formar indivíduos para a cidadania global, a educadora bilíngue do Colégio Notre Dame Passo Fundo, Daniele de Freitas Schuster, propôs uma atividade de registro com os estudantes do 1º Ano do Ensino Fundamental I. Após construírem conhecimentos científicos na disciplina de Science do currículo bilíngue – o qual foi adotado pela Rede de Educação em 2021 -, as crianças foram estimuladas a expressarem no papel os saberes apreendidos com a aula prática para, depois, compartilharem suas descobertas em grupo.

Com o intuito de comunicar suas percepções enquanto mediadora do conhecimento, a docente imprimiu em um texto a importância de capturar a visão do aprendiz bilíngue, evidenciando-o como sujeito ativo no processo de aprendizagem à medida que lhe é permitido ilustrar as experiências vivenciadas pelo fazer científico. “Continuamente, participamos de encontros de formação e, em um deles, a nossa assessora pedagógica, Monique Spasiani, sinalizou a possibilidade de escrevermos sobre nossas práticas pedagógicas e compartilharmos com os demais educadores bilíngues por meio do blog do BE.”, explicou a educadora, após saber que seu artigo – enviado pela coordenação do Colégio –  havia sido apreciado e publicado pela instituição parceira Be – Bilingual Education.

Com base em sua trajetória profissional, e sendo conduzida pelo material didático que tem a chancela da marca internacional National Geographic, Daniele relata em seu texto entender que registrar os saberes dos educandos demanda um planejamento inicial, ambientes e recursos apropriados para sua aplicabilidade, no entanto,  é possível constatar que as crianças constroem conhecimentos científicos ainda mais significativos e para a vida. “(…) os estudantes demonstravam mais facilidade em compreender os conceitos e em transpô-los para situações do dia a dia.”, menciona a docente.

Por meio do modelo educacional ofertado da  Educação Infantil ao 6º Ano do Ensino Fundamental – que propõe que a Língua Inglesa seja utilizada como instrumento no aprendizado de disciplinas diversas -, os estudantes dos Anos Iniciais da Rede de Educação mergulham na natureza das linguagens, das ciências e da investigação científica na língua materna e na língua adicional. Através da exploração ativa, observando, por exemplo, que os líquidos (objeto de estudo de uma das aulas ministradas pela Daniele) não possuem forma própria, ou desenhando e compartilhando, oralmente, suas invenções científicas pensadas para facilitar a vida em sociedade, eles desenvolvem um olhar crítico e ampliam suas habilidades cognitivas e linguísticas.

Tendo em vista que o diferencial da implantação do currículo bilíngue é oferecer uma Educação do Século XXI, com o objetivo de auxiliá-los no desenvolvimento de suas competências criativas, críticas, colaborativas e comunicacionais, a docente salienta, ainda, a importância do ensino bilíngue para potencializar a expressão subjetiva na construção do sujeito. “(…) os aprendizes tornam-se capazes de apresentar suas descobertas apropriando-se do vocabulário da língua-alvo ou recorrendo ao ‘translanguaging’ – utilização híbrida de dois sistemas linguísticos para a construção de conhecimento e sentido.”, conclui em seu artigo.

Para a educadora, ver seu trabalho reconhecido nas plataformas digitais da parceira pedagógica Be é o resultado de um esforço coletivo. “É uma proposta que perpassa a sala de aula e envolve todos os partícipes da comunidade educativa. Por isso, não é apenas a valorização do meu trabalho enquanto professora, mas das práticas que construímos em nossa instituição de ensino.”, enfatiza com entusiasmo.

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