Estudantes do 1º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame são apresentados às atividades do Projeto de Leitura
Abrir um livro é empreender uma jornada de descobertas ou fantasias, conhecimento ou imaginação. A fim de estimular essa viagem, a Rede de Educação Notre Dame desenvolve há 3 anos o Projeto “Lendo e Escrevendo na Escola: Uma Atitude Sustentável”, que consiste na leitura e socialização periódicas de obras literárias, adequadas à faixa etária dos participantes, entre estudantes e seus responsáveis e educadores e colaboradores das suas instituições de ensino.
No Colégio Notre Dame, os estudantes matriculados no 1º Ano do Ensino Fundamental conheceram a obra que será lida, aprofundada através de atividades diversas e socializada criativamente, no primeiro semestre letivo de 2015. “Onde está o meu tesouro?”, de José Ricardo Moreira, que integra o material didático do Programa “Escola Inovadora”, adotado pela instituição de ensino, foi apresentada às turmas na sexta-feira (10).
No Programa da Editora Aymará, as narrativas literárias oferecem a oportunidade de relacionar os conteúdos curriculares, estabelecendo vínculos com assuntos, comportamentos, projetos didáticos e conhecimentos. Além de valorizar a leitura e a socialização literária, elas incentivam discussões sobre valores essenciais ao convívio social e utilizam a diversidade dos gêneros textuais para integrar linguagens, conteúdos e reflexão, com o objetivo de formar leitores críticos de textos e do mundo.
Por isso, na narrativa, um menino e seu avô, através de um chapéu com poderes mágicos, embarcam em um passeio pela imaginação, no qual descobrem aquilo que há de mais valioso nas suas vidas. Para entrar no clima da leitura, um momento lúdico e de diversão foi proporcionado aos estudantes: caracterizados com os mais diversos tipos de chapeús, eles participaram de brincadeiras variadas no pátio da instituição de ensino.
Conforme a educadora Cassiana Fossatti, a atividade objetivou fazer com que os pequenos educandos se sentissem estimulados a entrar em contato com esse livro, especificamente, e outros tantos títulos, de forma geral. “Queremos que eles sintam interesse pela obra e que tenham despertado o gosto pelos livros, para que a leitura seja algo constante em suas vidas, a partir de agora”, ressalta.
O planejamento das atividades relacionadas à obra ainda compreende tarefas lúdicas realizadas com os estudantes, pais e responsáveis e educadores.