Projeto foi desenvolvido com estudantes do Colégio Notre Dame
Formar leitores aptos a decodificar diferentes textos e autores capazes de expressarem-se em diversas linguagens é um dos compromissos pedagógicos que norteiam os trabalhos da Rede de Educação Notre Dame. É por isso que há 3 anos, as escolas mantidas por ela desenvolvem o projeto “LeNDo e EscreveNDo na Escola: Uma Atitude Necessária e Sustentável”, que propõe aos estudantes e seus pais, educadores e colaboradores das instituições de ensino a leitura periódica de livros, de acordo com a faixa etária dos participantes, e a socialização das obras.
Em consonância com esse projeto e com as demais ações envolvendo o estímulo à leitura, realizadas no decorrer do ano letivo, a equipe da Biblioteca Geral do Colégio Notre Dame propôs um desafio aos estudantes matriculados no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio do educandário. Chamado “Ler para Crescer”, ele convidava os educandos a lerem três livros de sua preferência durante o mês de outubro.
No período proposto, cerca de 50 estudantes cumpriram o desafio. Como recompensa, eles foram presenteados, na sexta-feira (06), com uma representação do “Berrador” – uma carta encantada que é narrada pela voz de quem a escreveu, presente na série de livros e filmes Harry Potter -, além de lápis personalizados.
De acordo com a assistente de biblioteca e idealizadora do projeto, Caroline De Ávila, a intenção do Desafio foi estimular o hábito da leitura diária, além de incentivar os estudantes a descobrir que ler é um ato prazeroso, divertido e instigante.