De 18 a 31 de março, a comunidade educativa aprofundou-se nos preceitos cristãos voltados à espiritualidade pascal
Mais que celebrar a presença dos coelhinhos, os quais esbanjam fofura e, na Páscoa, têm a lúdica missão de presentear as crianças com ovos de chocolate, no Colégio Notre Dame, os educandos matriculados desde a Educação Infantil ao Ensino Médio foram convidados a experenciar o verdadeiro sentido da data.
Visando ao amplo desenvolvimento dos seus educandos, os matriculados no Maternal II foram conduzidos por suas educadoras à Cozinha Experimental, a fim de entreterem-se em uma saborosa culinária. Ao observarem os ingredientes utilizados na confecção de biscoitos, eles experimentarem a sensação de tocar na massa enquanto a moldavam na forma de um coelho, assimilando incontáveis saberes lúdicos e simbólicos.
Para marcar a data, as crianças matriculadas na Pré-Escola I receberam a visita de coelhos de estimação, os quais se mostraram carinhosos aos muitos afagos recebidos. Enquanto isso, incentivadas a praticar a generosidade e o amor, as da Pré-Escola II, por sua vez, celebraram partilhando doces entre colegas, e, ainda, aprofundaram saberes acerca dos símbolos que ilustram a festividade.
A tão aguardada visita do coelhinho causou alvoroço nas turmas da Educação Infantil. Após ser descortinado o verdadeiro sentido da celebração cristã, a tradição simbólica que envolve a Páscoa deu vida ao imaginário infantil. Reunidas no pátio do educandário, as crianças vibraram mediante a euforia do encontro com o famoso personagem que representa Vida Nova. E não demorou para que o Sr. Coelho e a Sra. Coelha atendessem alegremente às expectativas, presenteando a todos com um mimo especial da instituição de ensino.
Em valorização aos ensinamentos cristãos que perpassam gerações, os matriculados no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio debruçaram-se nas transformações inerentes à transição da adolescência à vida adulta, em momentos de espiritualidade e reflexão inspirados pela Boa Nova concretizada na ressureição de Jesus Cristo. Além disso, reuniram-se em torno da mesa, partilhando o pão em uma clara alusão à Santa Ceia e à Campanha da Fraternidade de 2024, a qual procura estimular uma convivência humana à luz dos preceitos evangélicos.
Integral Notre Dame
Instigar a curiosidade das crianças a ponto de inspirá-las a buscar por pistas. Foi também desse modo, atrelando o entusiasmo infantil à intencionalidade pedagógica, que as inscritas no Integral Notre Dame congregaram saberes pascais. Percorrendo o pátio do educandário, elas vislumbraram, em meio aos arbustos e brinquedos, símbolos representativos à alegria da festividade. A fim de promover a partilha, os pequenos aproveitaram a infraestrutura externa da instituição de ensino para saborear as cenouras e os doces encontrados.
Educadores celebram a Páscoa Judaica
De modo profundo e meditativo, os professores e colaboradores do Colégio Notre Dame foram convidados a vivenciar uma ceia conforme o rito judaico. Aprofundando-se na tradição dos judeus, visando ao aprendizado acerca das simbologias pascais à luz da Bíblia, os convidados foram servidos pela Equipe Diretiva do educandário à medida que a Pastoral Escolar ditava o ritmo da celebração com cânticos e orações.
Para tanto, e ao encontro da intenção da Vida Nova que perpassa a Páscoa, o ritual solene de purificação das mãos, prosseguido pela leitura do evangelho, contextualizou a libertação do povo judeu e a remissão interior. A exemplo desse povo, os educadores cearam com ervas amargas, pães ázimos, cordeiro e vinho à medida que compreendiam o verdadeiro sentido de uma das festividades mais significativas para a Igreja.