Há 53 anos, a educadora musical da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora dedica-se à arte de ensinar e sensibilizar coralistas Notre Dame
Irmã Mirtes Helena Roman é bacharel em piano e licenciada em Educação Artística pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, e também possui aprimoramento em técnica pianística na cidade italiana de Turim. É coordenadora da Escola de Música do Colégio Notre Dame e responsável artística dos Corais da Cantata Natalina, nos quais ensina crianças, adolescentes, jovens e adultos a cantar e a tocar piano.
Sensibilidade e protagonismo compõem a personalidade da religiosa que, no entardecer da última quarta-feira (08), foi condecorada em uma cerimônia pública promovida pela secretaria de cultura de Passo Fundo, no Complexo Cultural Roseli Doleski Pretto, na presença de autoridades políticas, religiosas e intelectuais, da imprensa e de convidados.
Dentre as cinco mulheres agraciadas na edição da Comenda Anna Theodora deste ano, Irmã Mirtes Roman recebeu sua distinção em meio a aplausos de reconhecimento pelos seu meio século de atuação e por ainda permanecer em atividade no meio cultural. Entregue pelas mãos do prefeito municipal, Pedro Almeida, acompanhado da secretária de Cultura, Miriê Tedesco, a homenagem estendeu-se a uma apresentação singular feita por parte dos coralistas do educandário. Como forma de expressar gestos de carinho pelos ensinamentos recebidos nos espaços de ensino musical Notre Dame, durante o momento honorífico, os estudantes entoaram canções à Irmã, a qual não ocultou sua emoção ao vislumbrar parte do seu trabalho concretizado na manifestação artística surpresa.
Ao fim, Irmã Mirtes foi presenteada com rosas – flor que simboliza a história da chegada das Irmãs de Notre Dame no Brasil em 1923 -, somadas aos abraços das representantes da comunidade religiosa a qual reside e que estavam a lhe prestigiar. O ato materializou nos presentes o verso “rosas perfumadas e um abraço”, contido na canção cuja letra e música foram criadas com a colaboração e inspiração da musicista ao compor o hino do centenário em comemoração à presença das Irmãs de Nossa Senhora.
Criada em 2021, e realizada, anualmente, no mês de março em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Comenda Anna Theodora tem o intuito de homenagear personalidades femininas que, por intermédio dos seus ofícios em diferentes setores, representam pioneirismo e relevância à cidade.
Anna Theodora, uma mulher de relevância histórica para a sociedade passo-fundense
Nascida em 1858, Anna rompeu muitas barreiras de gênero na sua época, tendo em vista sua participação em espaços nos quais a presença e atuação masculinas eram predominantes. Ela assumiu os negócios do marido, tornando-se proprietária de terras e a primeira mulher a atuar como líder política em Passo Fundo, de acordo com registros do Instituto Histórico Regional. Anna faleceu em 1941.