Dedicadas aos festejos gaúchos, diversas atividades resgataram o folclore e aprofundaram estudos sobre a história do Estado
Desde a abertura da Semana Farroupilha no Colégio Notre Dame, em que os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental empunharam a bandeira do Estado do Rio Grande do Sul, até a tarde que antecedeu o feriado do Dia do Gaúcho, comemorado em 20 de setembro, o sentimento de pertencimento à cultura gauchesca manteve a chama do tradicionalismo acesa no ambiente escolar.
As crianças matriculadas na Educação Infantil perceberam, de maneira lúdica, quão simbólica é a tradição do povo sul-rio-grandense, através da contação de lendas como a do Quero-Quero, da Erva Mate e do Negrinho do Pastoreio, e, ainda, nas brincadeiras típicas que foram vivenciadas no pátio. No clima das manifestações folclóricas, o uniforme escolar deu lugar à indumentária da prenda e do peão, tornando notável a expressão cultural, à medida que as saias e os vestidos, assim como as bombachas, as botas e os lenços, eram utilizados por estudantes e educadores. Desta forma, as crianças assimilaram, detalhadamente, os saberes sobre os trajes gaúchos, compreendendo sua utilidade e simbologia.
No que diz respeito ao contexto musical e artístico, a comunidade educativa teve a oportunidade de acompanhar as invernadas oriundas de Centros de Tradições Gaúchas de Passo Fundo, em suas apresentações no educandário. Assim como dança, a declamação de poesias e o canto típico gauchesco também se fizeram presentes, enaltecendo a tradição tanto ao ar livre quanto no auditório.
Já os educandos da Pré-Escola II deixaram seus espaços de ensino e de aprendizagem para vivenciar uma tarde imersiva no CTG Lalau Miranda. Deslumbradas pela rusticidade local, as crianças apressaram seus passos no anseio de atender a expectativa da inata curiosidade infantil. Próximos de tudo que lhes é familiar, diante da tradição rio-grandense, além de assistirem às apresentações de dançarinos, os visitantes degustaram um delicioso café repleto de pratos da culinária gaúcha.
Reunidas para festejar as tradições, logo no início das manhãs da Semana Farroupilha, as turmas dos estudantes matriculados no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio degustaram o tradicional café de chaleira, cuja bebida foi especialmente preparada pelas mãos da diretora do Colégio, Irmã Elci Favaretto. Além disso, piqueniques foram organizados com os educandos do Ensino Fundamental I, que fizeram questão de saborear comidas típicas junto a um bom chimarrão.
Integral Notre Dame
Como parte da programação especial dedicada aos estudantes na Semana Farroupilha, os educandos inscritos no Integral Notre Dame receberam convidados especiais. As crianças da 1ª Série do Ensino Médio, que integram a Invernada Juvenil do Centro de Tradição Gaúcha Lalau Miranda, apresentaram-se diante dos olhares curiosos e alegres dos pequenos, os quais esboçavam risos de admiração mediante aos passos dançados.