Inscrições podem ser feitas até sexta-feira (06), na Biblioteca Central
Habilidade altamente valorizada na vida escolar e também em provas de seleção para o ingresso no Ensino Superior, a escrita necessita de duas práticas para que possa ser desenvolvida de maneira eficaz: a leitura e o ato de escrever em si. Por isso, praticar periodicamente, estudar técnicas de linguagem, melhorar o conhecimento gramatical e estar atento aos temas cotidianos são algumas das ações que desenvolvem a capacidade de argumentação e que auxiliam na criação de um estilo próprio. É pensando em oferecer aos estudantes matriculados do 9º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio momentos dedicados exclusivamente a essas atividades que o Colégio Notre Dame passa a oferecer uma nova opção de atividade extracurricular: a Oficina de Redação.
O curso – que é gratuito e se estende até o final do ano letivo -, oferecerá opções diferentes para cada segmento de ensino. Os matriculados no último segmento do Ensino Fundamental podem inscrever-se na Oficina de Escrita Criativa, que visa desenvolver a escrita e a leitura em diferentes gêneros, além de intensificar sua prática no ensino regular, por meio de módulos sobre técnicas de leitura, oratória e contação de histórias para crianças e idosos. Já, os estudantes do Ensino Médio poderão participar dos Grupos de Estudos de Redação, que tem a pretensão de proporcionar aos adolescentes um atendimento individualizado, garantindo que eles estejam melhor preparados para as provas de redação dos processos seletivos para ingresso na graduação. Para isso, os módulos de ensino dessa oficina serão criados após um levantamento das principais dificuldades percebidas pelos educandos.
Os estudantes matriculados na 2ª Série do Ensino Médios poderão, ainda, participar da Oficina de Cinema, que objetiva desenvolver a capacidade de leitura e de produção de roteiros audiovisuais. Inspirados por conteúdos das disciplinas das diferentes áreas do conhecimento e filmados e editados como minidocumentários, os textos, ao final da oficina, vão ser apresentados à comunidade educativa, na segunda edição do Festival de Curtas Notre Dame.
Conforme a educadora responsável pela nova atividade extracurricular, Janaína Benedetti, a atividade vem ao encotro de outros projetos já desenvolvidos pela Rede de Educação Notre Dame, como o “LeNDo e EscreveNDo na Escola: uma atitude necessária e sustentável”, que buscam desenvolver a capacidade de interpretação e de escrita nos estudantes, preparando-os para serem leitores críticos de textos e do mundo e autores capacitados para comunicarem-se, com clareza e coesão, por meio dos diversos gêneros comuns ao cotidiano.
Os educandos interessados podem efetuar a sua inscrição nos cursos até sexta-feira (06). No momento da matrícula, realizada na Biblioteca Central da instituição de ensino, eles poderão sugerir o melhor período para a realização das aulas.